Shalom!

Como estão seus estudos bíblicos? Quantas vezes você já leu a Bíblia toda? Vamos começar agora? Conheça a Bíblia de Gênesis a Apocalipse com o Presbítero André Sanches. Comece AGORA!!! Clique aqui!

INTRODUÇÃO

Todo cristão encontra muralhas em sua caminhada em algum momento.

Vemos na Palavra de Deus dois tipos de muralhas que o povo de Deus encontrou.

As muralhas podem estar te impedindo de avançar, ou podem ter sido erguidas para te proteger. Em qual situação você se encontra hoje?

1 – MURALHAS IMPEDINDO A PASSAGEM

Em sua trajetória na conquista da terra prometida, o povo de Israel se deparou com a gigantesca muralha de Jericó, que segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal, p. 353, media cerca de 32 km quadrados e seus muros mediam cerca de nove metros de altura e seis de espessura. A casa da prostituta Raabe ficava sobre a muralha. Js 2:15

Por toda estrutura da muralha, seus moradores a consideravam invencível e também por confiarem na proteção dos deuses cananeus. Conquistar Jericó era uma demonstração do poder de Deus subjugando deuses pagãos.

Dez dos doze espias não tiveram olhos ungidos para ver que o nosso Deus é poderoso para transpor qualquer muralha que o adversário levante diante de nós. Nm 13:32

Josué foi o homem levantado por Deus que recebeu a estratégia para vencer aquela barreira. Mas a estratégia era simples e não fazia sentido.

Quantas vezes Deus nos manda fazer coisas que muitas vezes não fazem o menor sentido. O segredo da vitória, da conquista, da aniquilação de qualquer muralha está na obediência.

Deus mandou o povo de Israel rodear a cidade durante 7 dias, em silêncio. Somente com 7 sacerdotes à frente da arca tocando buzinas de chifre de carneiro. Js 6: 3-16

Para o mundo é coisa de louco. Andar o dia todo debaixo do sol quente, calado, guiado por alguns homens carregando uma caixa.

Não é para entender. É para fazer o que Deus manda e pronto.

Era isso o que os moradores de Jericó viam, mas o povo de Israel sabiam que na frente deles iam homens de Deus carregando a presença de Deus.  Eles tinham que permanecer calados para evitar murmuração.

Nos 6 primeiros dias a cidade foi rodeada uma vez por dias e no 7º dia a cidade foi rodeada 7 vezes. Foi um teste de resistência e de obediência, pois a área da cidade equivalia a cerca de 5 campos de futebol.

Ao final da 7ª volta o povo deveria gritar e invadir a cidade para a batalha. Cada qual na direção em que se encontrava.

O grito da vitória tinha um momento determinado para acontecer. O povo gritou e a enorme muralha caiu. Mas caiu com um grito?

Não. Caiu com o poder de Deus, que honra aos que perseveram até o fim.

E o povo avançou, lutou e conquistou Jericó com a força que Deus os deu após percorrerem uma distância equivalente a 35 campos de futebol em um único dia.

A presença de Deus estava na frente conduzindo e fortalecendo o povo. Se fosse fácil, não seria Deus. E ele não dá a glória Dele para ninguém.

A muralha e a cidade foram destruídas pelo poder de Deus e a Sua ordem foi para que nunca mais fosse reconstruída. Js 6:26

Se existe alguma muralha em sua vida te impedindo de avançar. Confie, que o Deus que você serve é o Todo Poderosos e vai derrubá-la.

Muralhas em Ruínas

2 – MURALHAS PROTEGENDO O POVO DO INIMIGO

Os muros de Jerusalém foram derrubados e seus portões destruídos pelos Babilônios sob o comando de Nabucodonosor, deixando a cidade desprotegida. Isso aconteceu por causa da desobediência do povo de Deus na sua insistência em servir a deuses pagãos.

Hoje as cidades não tem mais muralhas, pois os armamentos são diferentes e os canhões inventados no século XIV já seriam capaz de derrubá-las.

Mas medite comigo em uma época em que as armas eram espadas, lanças, escudos, flechas, facas, pedras, etc. No máximo catapultas para lançar grandes pedras.

Por isso os povos se garantiam construindo grandes fortalezas. Pois bastava fechar os portões e era quase impossível que alguém entrasse. Mas o povo de Israel esqueceu de confiar no Senhor e confiou apenas em suas muralhas.

Após voltar da Babilônia as pessoas moravam em uma cidade desprotegida, que poderia ser facilmente atacada novamente.

Deus já havia levantado o Sacerdote Esdras para reconstruir o templo. Porém a cidade e seus muros permaneciam destruídos. Um sinal de vergonha para o povo, que viviam em grande miséria e desprezo.

Quando soube da situação do seu povo Neemias se entristeceu ao ponto do rei perceber e querer saber o que estava acontecendo. Ne 1:3

Neemias tinha uma tarefa importante no palácio. Era copeiro do rei. Mas só alcançou a graça de Deus sendo um homem de oração.

Ele estava bem no palácio, mas não se conformou em ver a situação de miséria do seu povo e nós também não podemos nos conformar.

Deus está ouvindo suas orações. Então persevere.

Não só recebeu permissão para ir até sua terra como recebeu ajuda financeira do rei para a reconstrução dos muros e cartas para os governadores permitirem a sua passagem. Ne 2: 2-8

Em Jerusalém ele obedeceu a todas as estratégias que o Senhor lhe deu. Inclusive só dizendo porque estava ali no momento oportuno. Ne 2:11-12

Cada morador reconstruiu as muralhas em frente suas casas e eles conseguiram concluir os trabalhos em 52 dias. Ne 6:15, Ne 4:6

Todos trabalhavam com as suas ferramentas em uma das mãos e armas nas outras, pois o inimigo tentava de todas as maneiras impedir a obra. Ne 2:10

Mas Deus estava com eles, porque havia união. Havia direção e eles permaneciam obedecendo ao Senhor e as instruções de Neemias.

Talvez você esteja passando por isso também. Talvez esteja desempregado, endividado, com sua família destruída.  Alguma coisa aconteceu e agora você se sente desprotegido, envergonhado.

Não sei qual foi a muralha que o nosso adversário destruiu. Mas sei que orando ao Senhor e seguindo todas as suas instruções, você verá tudo reconstruído novamente.

O Deus que reconstruiu aquelas enormes muralhas em poucos dias, também pode te surpreender.

Creia!!!

Avalie Esse Estudo

Muito Obrigada Pela Avaliação! 4.5 / 5. Contagem de Votos 31

Seja o Primeiro a Avaliar esse Estudo.

Início » Muralhas: 2 formas de Deus atuar

TENHO O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO

Sabe qual o segredo dos MAIORES pregadores, professores e estudantes da bíblia?

Eles sabem no mínimo o básico do básico de interpretação BÍBLICA e HEBRAICO.

Descubra as TÉCNICAS para ser um pregador diferenciado e de alto impacto.

Avalie Esse Estudo

Muito Obrigada Pela Avaliação! 4.5 / 5. Contagem de Votos 31

Seja o Primeiro a Avaliar esse Estudo.

Sobre o Autor

Edite Meirelles
Edite Meirelles

Formada em Matemática pela UERJ, pós graduada em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática pela UFF. Minha primeira sala de aula foi lecionando para adolescentes na EBD, mas atualmente leciono apenas Matemática pela Rede Pública de Ensino e sou Intercessora no Ministério Visão Ágape. Criei a Bíblia Compartilhada para compartilhar a Palavra de Deus com você, que como eu quer aprender mais sobre Deus.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Darlan Teixeira Duarte disse:

    Amém. Glórias a Deus. Deus continue te abençoando professora irmã Edite. Maravilha.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.