fbpx

Shalom!

O que acha de aproveitar a quarentena para estudar a Bíblia? E com um professor altamente capacitado a sua disposição para te auxiliar? Conheça a Bíblia de Gênesis a Apocalipse com o Presbítero André Sanches. Comece AGORA!!! Clique aqui!

INTRODUÇÃO

A Palavra de Deus nos dias que nós, homens e mulheres de Deus precisamos ter olhos ungidos para não julgar pessoas erroneamente pela sua aparência ou condição social. Nossos olhos são a candeia do nosso corpo.

Olhos - Candeia do CorpoUma candeia é um objeto muito antigo onde se colocava um pavio com azeite, se acendia fogo e se colocava no alto para iluminar todo o ambiente.

Por isso seus olhos devem trazer luz para o seu corpo. Se ele for mau, então todo o seu corpo será mau.

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Mateus 6:22

Te convido a me acompanhar nessa reflexão sobre personagens bíblicos que nossa visão humana e limitada condenariam.

1 – Ele tinha lábios impuros e sem olhos ungidos você não o escolheria

Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos. Isaías 6:5

A Bíblia não relata qual era o tipo de impureza dos lábios de Isaías, mas vamos usar alguns exemplos do que encontramos no nosso cotidiano para entendermos melhor.

Sabe aquele seu parente, vizinho ou amigo, que a cada 5 palavras fala um palavrão? Podemos também pensar naquele que fala mal de todo mundo, em um mentiroso ou que só fala coisas obscenas.

São pessoas que particularmente não gostamos que conversar com elas. Não é agradável, mas isso não quer dizer que ela não possa alcançar salvação.

Em primeiro lugar precisamos orar por essas pessoas. Isaías foi transformado, porque reconheceu que precisava mudar isso. Mas primeiro ele viu o Senhor. Ele teve um encontro com Deus.

Para conversar com pessoas como as que citei precisamos conduzir a conversa.  Não podemos deixar que ela domine o assunto. Ore, estude e aproveite oportunidades.

Conheça profundamente a Palavra de Deus e dê bom testemunho para não ser envergonhado evangelizando.

Se ela apontar algum irmão contorne o assunto usando textos bíblicos. Se ela apontar você, fale sobre arrependimento, perdão. Principalmente se algo do seu passado antes do Evangelho.

E lembre-se do grande profeta que Isaías se tornou para se inspirar quando se sentir desanimado em orar por essas pessoas.

Você ouvirá palavras que vão doer, vão te machucar. Peça a Deus olhos ungidos, ouvidos e língua, também. E muito amor, pois sem ele não terá forças para seguir em frente.

2 – Sem olhos ungidos você não confiaria na prostituta Raabe

E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé; Mateus 1:5

Imagine que você é um homem de Deus e em uma situação de perigo como um tiroteio precisa se esconder dentro da casa de uma prostituta.

Ela promete te proteger e te tirar dali, mas seus olhos naturais com certeza o farão duvidar disso. Imagine explicar isso para a esposa, ou dar esse testemunho na igreja depois?

Foi algo semelhante que aconteceu com os espias que Josué enviou a Jericó. Eles não só se esconderam  na casa de Raabe, como dormiram lá.

Era um lugar estratégico para não levantar suspeitas, mas um lugar inadequado para um homem de Deus.

Ela não tinha má intenção com eles. Ela realmente queria salvá-los. O local onde sua casa ficava, sobre a muralha de Jericó, possibilitava que ela tivesse certa facilidade em tirá-los dali.

Acontece que Raabe era mais convertida do que o povo de Israel, pois ela acreditou no que 10 espias nos tempos de Moisés não acreditaram e levaram toda uma nação a também não acreditar.

Precisamos de mais crentes assim.

Ela creu que Deus já havia dado aquela cidade ao povo de Israel e animou os espias dizendo que todo povo estava com medo deles.

Ela arriscou sua vida para os esconder, sua convicção era tão grande que ela fez um trato com os espias  para receber proteção quando eles invadissem a cidade.

A Bíblia não diz por que ela se tornou prostituta, mas nos apresenta ela vivendo nessas condições, mas tendo uma atitude de quem queria sair dela.

Quando essa mulher ouviu falar de Deus, do que ele podia fazer. Ela creu. E foi justificada por causa de sua atitude com aqueles homens.

Raabe foi salva junto com sua família e passou a viver entre os israelitas. Casou-se com Salmom. Foi mãe de Boaz e Bisavó do Rei Davi, entrando assim para a genealogia de Cristo.

Peça a Deus para ter seus olhos ungidos por Ele e lembre-se da grande obra restaurado que aconteceu na vida de Raabe.

Não julgue o seu semelhante. Você não sabe o que o levou a estar naquela vida e o quanto ela, ou ele deseja sair daquela situação.

3 – Pedro negou Jesus e a sua miopia espiritual poderia condená-lo

E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente. Mateus 26:75

Pensa em um crente que está na igreja em todos os cultos, anda com o pastor, aliás é um dos mais chegados, mas é encrenqueiro. Aquele crente carnudo que só sabe resolver as coisas com a força do próprio braço.

Pedro tinha o pavio curto, ou nem tinha pavio nenhum. Pois fé era inconstante, mas não podemos negar que era um homem de fé.

Ele foi o único ser humano que andou sobre as águas além de Jesus. E nesse episódio demonstrou  que sua fé não resistia às dificuldades, pois quando olhou para mar começou a afundar.

Foi isso que aconteceu também quando prenderam Jesus. No momento da prisão ele defendeu Jesus, mas depois quando o reconheceram com um dos seus seguidores, teve medo e o negou.

Assim é aquele crente super fervoroso, mas inconstante. Por alguns meses é uma bênção, mas quando acontece alguma coisa com ele some. E mesmo arrependido, sua vergonha não o eixa voltar.

E o pastor ainda vai visitar o irmão com toda paciência. Vai aconselhar-lhe para trazê-lo de volta, mas você fica revoltado, pois não sabe porque ele ainda perde tempo.

Ele tem olhos ungidos e você não.

Toda alma é preciosa para Cristo, e provavelmente Deus já mostrou para o pastor o chamado daquele irmão.

Pedro era uma pessoa que mesmo andando 3 anos com Jesus lhe faltava experiência com Deus. Não faltava vontade de fazer o certo, mas faltava entendimento para fazê-lo.

Faltava compreensão de que o Reino que Cristo falava não era desse mundo. E que sua obra não morreria com ele. Ele negou Jesus, mas se arrependeu.

Cristo não desistiu de Pedro, mas foi procurá-lo. Demonstrando seu amor e perdão. É o mesmo que ele quer que façamos com aquele irmão que fracassou na fé. Que caiu por algum motivo.

Ele precisa do nosso amor. Jesus morreu na cruz do calvário por todos nós e não somente por mim e por você.

Olhos Ungidos - Oleiro

4 – Para quem não tem olhos ungidos um perseguidor de cristãos deveria morrer

E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão. Atos 8:3

Outro que você correria era Saulo, após sua conversão se tornou Paulo.  A mudança foi tanta que ganhou até novo nome.

Saulo era um  profundo conhecedor da Torá, a Lei Judaica. Perseguia, prendia e matava os cristãos. Estava presente quando Estevão foi apedrejado.

O que poderia mudar esse homem?

Quem ressuscita mortos, cura leprosos e faz cego ver.

Saulo possuía uma carta para encerrar na prisão os cristãos, mas teve um encontro com aquele que lhe trouxe a salvação.

Ele precisou ficar cego para ter olhos ungidos. E como foram ungidos!

A glória de Deus, o seu encontro com Ele o deixou cego para que ele tivesse a visão transformada.

Cristo preparou um irmão com olhos ungidos para se encontrar com Saulo. Deus falou com Ananias para encontrá-lo e ele obedeceu e fez tudo o que Senhor mandou.

A Bíblia fala que Ananias temeu e retrucou, mas obedeceu e foi se encontrar com Saulo para orar por ele. Atos 9: 10-18

No início todos tinham medo dele. Só podia ser uma armação de Saulo para prender e matar muitos de uma só fez.

Pensa na conversão de um muçulmano. Um membro do Estado Islâmico ou da Al qaeda. A conversão de Saulo era equivalente a isso. E ele precisava congregar com os irmãos. Precisava ser recebido com amor.

Quando todos acreditaram na conversão de Saulo em Paulo, ele é que passou a ser perseguido. Mas nunca deixou de pregar por causa disso.

Deus sabia exatamente quem ele estava convocando para o seu exército. Ele precisava de alguém que olhasse para o traficante, para a prostituta, para o mendigo e visse uma alma que precisava de Jesus.

Ele precisava de um soltado que fosse capaz de pregar para um analfabeto, ou um juiz.

Ainda existem muitos vasos escolhidos por Deus para pregar a sua Palavra em lugares que não imaginamos e por esse motivo ao invés de julgar precisamos pregar.

Para evangelizar é preciso crer

Quantos membros da sua família você acha que não tem mais jeito?

Para Marta, seu irmão Lázaro só ressuscitaria no último dia. Mas a vontade de Deus para a vida dele não era essa. E a palavra para Marta foi de ânimo e não de derrota.

Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? João 11:40

O Profeta Ezequiel em visão foi levado a um vale de ossos secos e Deus mandou que ele profetizasse vida sobre aqueles ossos.

Profetize vida sobre a sua casa, sobre a sua família, sobre a sua vizinhança.

Eliseu orou para que os olhos de Geazi fossem abertos para que ele visse o livramento de Deus e eu oro para que os seus olhos sejam abertos para que você contemple tudo que Deus tem preparado para sua vida e para a sua família.

Avalie Esse Estudo

Muito Obrigada Pela Avaliação! 5 / 5. Contagem de Votos 9

Seja o Primeiro a Avaliar esse Estudo.

Início » Olhos Ungidos: 4 colírios para limpar sua visão espiritual

TENHO O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO

Sabe qual o segredo dos MAIORES pregadores, professores e estudantes da bíblia?

Eles sabem no mínimo o básico do básico de interpretação BÍBLICA e HEBRAICO.

Descubra as TÉCNICAS para ser um pregador diferenciado e de alto impacto.

Avalie Esse Estudo

Muito Obrigada Pela Avaliação! 5 / 5. Contagem de Votos 9

Seja o Primeiro a Avaliar esse Estudo.

Sobre o Autor

Edite Meirelles
Edite Meirelles

Formada em Matemática pela UERJ, pós graduada em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática pela UFF. Minha primeira sala de aula foi lecionando para adolescentes na EBD, mas atualmente leciono apenas Matemática pela Rede Pública de Ensino e sou Intercessora no Ministério Visão Ágape. Criei a Bíblia Compartilhada para compartilhar a Palavra de Deus com você, que como eu quer aprender mais sobre Deus.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.