fbpx

Shalom!

O que acha de aproveitar a quarentena para estudar a Bíblia? E com um professor altamente capacitado a sua disposição para te auxiliar? Conheça a Bíblia de Gênesis a Apocalipse com o Presbítero André Sanches. Comece AGORA!!! Clique aqui!

Você sabe quem foi Balaão? Já ouviu falar sobre uma jumenta que falou com um profeta?

Então você vai entender agora o contexto onde tudo isso aconteceu, pois o ensinamento mais importante não foi a necessidade de um animal falar com um homem.

INTRODUÇÃO

O personagem do “profeta” Balaão aparece pela primeira vez em Números, o quarto Livro da Torá, no capítulo 22. Quando o povo de Israel estava acampado nas planícies de Moabe.

Antes de chegar em Moabe os hebreus venceram os cananeus, os amonitas e o povo de Basã, mas morreram picados por serpentes que o Senhor enviou no meio do povo devido a murmuração. Aliás inimigo que o manteve por tanto tempo no deserto. Porém Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas só conhecia as vitórias de Israel, então estava apavorado.

Acontece que Moabe perdeu terras em combate contra os amonitas, porém eles foram derrotados pelos hebreus.

Porque Hesbom era cidade de Siom, rei dos amorreus, que tinha pelejado contra o precedente rei dos moabitas, e tinha tomado da sua mão toda a sua terra até Arnom.
Números 21:26

Então Balaque sabia que não venceria seu inimigo somente com armas naturais. Por isso decidiu contratar um famoso feiticeiro para amaldiçoar Israel e assim conseguir derrotá-lo.

Vem, pois, agora, rogo-te, amaldiçoa-me este povo, pois mais poderoso é do que eu; talvez o poderei ferir e lançar fora da terra; porque eu sei que, a quem tu abençoares será abençoado, e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado.
Números 22: 6

Balaão consultou ao Senhor e a princípio não aceitou a proposta, nem acompanhou os mensageiros de Balaque. Mas Balaque aumentou consideravelmente a oferta e o profeta seguiu viagem com seus mensageiros, porém afirmou que só falaria o que Deus permitisse. Assim como alguns profetas dos nossos dias ele conhecia e temia o Todo Poderoso, mas não obedecia. 

QUEM FOI BALAÃO

O “profeta” Balaão cujo nome significa devorador ou destruidor do povo, nasceu no país de Aram, em um lugar chamado Petor, que fica nas margens do rio Eufrates. Ele era filho de Beor, que também foi pai de Bela rei de Edom por volta de 1600 a. C.

Apesar de citado como profeta, não era um profeta de Deus. Ele conhecia o Deus de Israel e sabia o quão poderoso Ele é, mas era um adivinho como visto em Josué 13:22. E um famoso encantador ou mágico. 

Também os filhos de Israel mataram à espada a Balaão, filho de Beor, o adivinho, com os outros que por eles foram mortos.
Josué 13:22

O curioso é que Balaão consultava ao Senhor e Deus o respondia. No entanto ele não usou seus dons e seu conhecimento para beneficiar as pessoas, mas sim, em proveito próprio. Para ter fama, poder e dinheiro. 

Por fim este profeta trambiqueiro morreu na batalha em que os israelitas venceram os midianitas, que ajudaram os moabitas a corrompê-los com imoralidade e idolatria. 

Mataram também, além dos que já haviam sido mortos, os reis dos midianitas: a Evi, e a Requém, e a Zur, e a Hur, e a Reba, cinco reis dos midianitas; também a Balaão, filho de Beor, mataram à espada.
Números 31:8

Os líderes de Moabe e os de Midiã partiram, levando consigo o preço para os encantamentos mágicos. Quando chegaram, comunicaram a Balaão o que Balaque tinha dito.
Números 22:7

Não fosse o seu coração corrompido poderia ter realmente sido um profeta de Deus. 

Jumenta de Balaão

POR QUE A JUMENTA FALOU COM BALAÃO?

O Senhor permitiu que Balaão acompanhasse os líderes de Balaque, mas ficou irado com ele. Afinal sabia que desejava no coração amaldiçoar o povo de Deus para ficar com os benefícios oferecidos pelo rei de Moabe. Então colocou um anjo diante do projeta, porém só a jumenta via o anjo com uma espada enorme diante deles. O profeta estava cego pela ganância como muitos atualmente.

A jumenta se desviou do caminho, imprensou o pé de Balaão na parede e quando não teve outra opção deitou-se embaixo dele, sendo espancada por ele nos 3 episódios. Então o Senhor permitiu que a jumenta falasse para se defender.

Então o Senhor abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?
Números 22:28

Louco, né. Mas o profeta conversou com a jumenta, porém só entendeu o comportamento dela quando o Senhor abriu seus olhos para ver o anjo com a espada desembainhada. Pois ele repreendeu Balaão dizendo que não fosse a jumenta ele já estaria morto.

Deus queria tão somente que o profeta obedecesse sua ordem de dizer somente o que Ele mandasse, mas precisou usar um animal para chamar sua atenção. Pois Ele usa quem quer para cumprir seus propósitos entre o seu povo.

Quero esclarecer ainda que segundo a Bíblia Balaão possuía uma jumenta, que é um equino, e não uma mula, que é a fêmea que nasce do cruzamento de uma égua com um jumento. 

O CONSELHO OU DOUTRINA DE BALAÃO

Balaão não acompanhou os anciãos dos midianitas e moabitas, mas depois seguiu os príncipes de Moabe. Todavia sabia que não poderia amaldiçoar os israelitas, pois o Senhor já os havia abençoado. 

Então ele subiu aos altos de Baal, viu uma parte do povo, ofereceu holocaustos, mas abençoou ao invés de amaldiçoar. O mesmo aconteceu no cume de Pisga e no cume de Peor. Por isso Balaque ficou irado. 

Como não podia amaldiçoar os hebreus, mas queria a recompensa, Balaão deu um sugestivo conselho a Balaque. Que ele infiltrasse  no meio do povo de Deus idolatria e prostituição. Pois assim ele não precisaria lutar contra o povo, porque Deus se viraria contra eles.

Eis que estas foram as que, por conselho de Balaão, deram ocasião aos filhos de Israel de transgredir contra o Senhor no caso de Peor; por isso houve aquela praga entre a congregação do Senhor.
Números 31:16

Então Balaque enviou Cosbi, filha do príncipe dos midianitas juntamente com outras belas mulheres para corromper o povo de Deus. Que se desviou dos caminhos do Senhor prostituindo-se com as moral, e espiritualmente com as moabitas. 

E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas. Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses.
Números 25:1,2

Então o Senhor se irou contra Israel e enviou uma praga que matou dentre eles vinte e quatro mil. Pois a depravação era tamanha que não respeitaram Moisés e a Tenda do Encontro. Porém a praga cessou quando Finéias, filho do sacerdote Eleazar, com uma lança matou os dois.

Assim Balaão destruiu um grande número de hebreus, quando fez que Deus se virasse contra o seu povo. E desta maneira satanás continua fazendo em nossos dias.

CONCLUSÃO 

Balaão foi um falso profeta, que acreditava e temia o Deus altíssimo, no entanto seguia a outros deuses e costumes pagãos. E usava os dons que recebera para cumprir os propósitos do diabo ao invés da vontade de Deus. 

Infelizmente esse falso profeta é mais conhecido pelo episódio em que sua própria jumenta o advertiu, do que pelo tropeço que lançou diante do povo de Deus. Tropeço este que ainda provoca muitas mortes físicas e espirituais em nosso meio.

Observe que você só encontra na Bíblia advertências sobre o personagem Balaão, sendo alguns deles seu prêmio, sua doutrina ou seu conselho. Cuja referências encontram-se em 2 Pedro 2:15 e Apocalipse 2:14.

Este foi o testemunho que um homem que ouvia Deus falar e tinha os olhos abertos deixou. Então faça diferente para que seus frutos sejam para Glória de Deus e não para sua desonra.

Shalom lehitraot!

 

Post – Quem foi Balaão?
Tags – Quem foi Balaão?, Balaque, conselho de Balaão, doutrina de Balaão, mula de Balaão, tropeço de Balaão
Post Relacionado – O que é a Torá ou Torah? – Como sair do Deserto.

Avalie Esse Estudo

Muito Obrigada Pela Avaliação! 5 / 5. Contagem de Votos 1

Seja o Primeiro a Avaliar esse Estudo.

Início » Quem foi Balaão?

TENHO O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO

Sabe qual o segredo dos MAIORES pregadores, professores e estudantes da bíblia?

Eles sabem no mínimo o básico do básico de interpretação BÍBLICA e HEBRAICO.

Descubra as TÉCNICAS para ser um pregador diferenciado e de alto impacto.

Avalie Esse Estudo

Muito Obrigada Pela Avaliação! 5 / 5. Contagem de Votos 1

Seja o Primeiro a Avaliar esse Estudo.

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Edite Meirelles
Edite Meirelles

Formada em Matemática pela UERJ, pós graduada em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática pela UFF. Minha primeira sala de aula foi lecionando para adolescentes na EBD, mas atualmente leciono apenas Matemática pela Rede Pública de Ensino e sou Intercessora no Ministério Visão Ágape. Criei a Bíblia Compartilhada para compartilhar a Palavra de Deus com você, que como eu quer aprender mais sobre Deus.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.