Shalom!

Comece agora a aumentar seu conhecimento Bíblico e entender a Bíblia com mais clareza. Clique no link abaixo e acesse adquira seu Manual Bíblico Brits por um valor IMPERDÍVEL. Comece AGORA!!! Clique aqui!

INTRODUÇÃO

Estudar Teologia precisa ser uma meta de todo cristão. Diria que após ler a Bíblia mais de uma vez deve ser a principal meta a ser atingida para seu crescimento espiritual e ministerial.

Mas por que ESTUDAR TEOLOGIA?

O significado da palavra TEOLOGIA já responde essa pergunta razoavelmente, mas pode deixar que vou te dar outros motivos para isso.

Teologia – TEO (Deus) + LOGIA (estudo) – Estudo sobre Deus

Todos nós temos sonhos, metas, projetos, que após atingidos vão dar origem a outros enquanto estamos vivos.
Como planejamos ter uma família estruturada, um bom emprego, uma casa e um carro confortável, também queremos crescer espiritualmente como filhos de Deus.

Listei mais detalhadamente alguns motivos para incentivar você a estudar teologia.

Você precisa estudar Teologia para conhecer melhor a DEUS

Como já escrevi aqui no artigo Qual é a Melhor Bíblia Para Você? , eu tinha o projeto de ler a Bíblia toda. Após vencer esse desafio, que eu explico em Como Estudar a Bíblia, surgiu outro. Porque eu quero conhecer mais sobre Deus, e para isso é preciso compreender de maneira mais profunda sua Palavra.

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6:3

Conhecer a Deus é fundamental. Por acaso você é capaz de defender alguém que você não conhece?

Quais argumentos vai usar para isso?

Nos aproximamos de Deus orando, jejuando e lendo a sua Palavra e obviamente, praticando o que lemos, pois de nada adianta ler, só por ler.

O conhecimento em si não serve para nada se não estivermos dispostos a obedecer.

Doutrina de Deus

Você Precisa Estudar Teologia para ter Argumentos Quando Estiver Falando Sobre DEUS

Você já parou para pensar como é grande a responsabilidade de falar sobre Deus e sobre a sua Palavra?

Impossível mensurar não é mesmo.

Todos nós temos a responsabilidade de pregar, pois fazer o IDE não é só para pastores e pregadores, mas para todo aquele que é nascido de novo.

Você precisa de argumentos quando está evangelizando pessoas individualmente, porém isso se multiplica quando fala para muitas pessoas.

Acontece que atualmente você e eu pregamos para o mundo todo, o tempo todo.

Sabe aquele versículo que você posta no Facebook, no Instagram, ou aquele vídeo abençoado com uma mensagem profética?

Pois é, Deus está te usando para pregar quando te impulsiona a fazer isso.

Estamos muito expostos nas Mídias Sociais, podendo ser questionados por pessoas de outras religiões, agnósticos e até mesmo ateus.

Mesmo concluindo a leitura da Bíblia pela segunda vez me deparei com assuntos que eu não compreendia.

Quer trabalhar para Jesus?

Então precisa se qualificar da mesma maneira que faz para se capacitar para seu trabalho secular.

Precisa conhecer o contexto histórico e geográfico dos textos bíblicos, assim como o que as palavras significam no original.

É o contexto que explica a palavra, e no caso da Bíblia precisamos muito do contexto histórico.

Em português  isso acontece muito e por isso nossa língua é considerada tão difícil.

Dentro do nosso país temos palavras que significam coisas diferentes. A palavra meia, por exemplo, pode ter vários significados diferentes  – meia dúzia, meia hora, meia de colocar no pé.

Agora pensa que no Brasil só falamos português. Tudo bem que é do nosso jeito, mas só português.

Nos tempos de Jesus se falava hebraico, aramaico e grego, por isso os originais da Bíblia Sagrada encontram-se nessas três línguas.

O Antigo Testamento é escrito em Hebraico com algumas  frases em Aramaico e o Novo Testamento é escrito em Grego, que era o inglês daquela época.

Você precisa estudar Teologia para não pregar heresias

Você sabia que a partir de uma pregação irresponsável nossa pode surgir uma seita?

Basta que um grupo de pessoas decida se reunir fundamentado no que está sendo ensinado errado.

Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro.Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro. Apocalipse 22:18,19

Adoração a anjos é pecado, no entanto é comum ver nas igrejas uma grande comoção quando alguém diz que está vendo um anjo.

Por que não existe a mesma comoção quando ouvimos que “Jesus está aqui”? “O Espírito Santo está visitando vidas nessa noite”?

Deus não dividi a Glória Dele com ninguém, irmãos. Adoração é somente para a Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

O apóstolo João, na ilha de Patmos, quando prostrou-se para adorar o anjo que lhe mostrou a visão, foi reprendido por ele.

E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. Apocalipse 22:8,9

Cuidado com que diz que está prestando culto a anjos, pois está adorando demônios.

Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos os impeça de alcançar o prêmio. Tal pessoa conta detalhadamente suas visões, e sua mente carnal a torna orgulhosa. Colossenses 2:18

Precisamos ter conhecimento para não ensinarmos e nem recebermos estas doutrinas de demônios.

Dedique-se ao conhecimento da Palavra para não ser enganado.

Angelologia

Você precisa estudar Teologia para sair do raso

Jesus quando esteve entre os discípulos pregava por parábolas, pois assim somente os seus seguidores que estivessem com  coração aberto compreendessem. E só explicava as parábolas aos apóstolos.

E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis,e, vendo, vereis, mas não percebereis.Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos,E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. Mateus 13:14,15

Conosco não é diferente, pois a Palavra de Deus é cheia de alegorias, não transmitindo exatamente o que está no texto. Em Livros como Daniel, Ezequiel e Apocalipse isso é bastante evidente.

Precisamos do Espírito Santo iluminando a nossa mente durante a nossa leitura ou estudos, e também precisamos ter boa interpretação da nossa língua, e se necessário recorrermos a dicionários bíblicos e comuns.

Você sabia que anjos e demônios estão nos lugares celestiais, que não há diferença entre as palavras redor e derredor, mas elas tem o mesmo significado.

Nos textos:

O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Salmos 34:7
e

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 1Pedro 5:8

O anjo e o diabo não estão em lugares diferentes.

Não existe uma redoma em volta de você e satanás está do lado de fora querendo te pegar.

Antropologia e Harmatiologia

Ambos estão em volta de nós, ao nosso lado, e por isso precisamos ser extremamente vigilantes para não dar ouvido a voz do diabo, ou dar legalidade para ele atacar.

Você é guardado pelo Senhor, mas não existe um anjo disponível como um guarda costas para que nenhum mal te acontecer.

CONCLUSÃO

O mundo espiritual só é compreendido estudando e se dedicando às coisas espirituais. 

Oração, jejum e um estudo profundo da Palavra de Deus. 

A medida que você cresce e amadure espiritualmente precisa de alimentos mais sólidos e fortes, por isso seja aluno da Escola Dominical, estude Teologia e busque conhecer pelo menos o básico de hebraico para compreender os originais.

Que o Senhor nosso Deus te guarde de todo mal e abra o seu entendimento cada dia mais sobre as verdades do seu Reino.

Espero que este texto tenha contribuído para despertar em você a importância de aprender teologia e tudo mais que possa melhorar sua compreensão sobre a Palavra de Deus.

Avalie Esse Estudo

Muito Obrigada Pela Avaliação! 5 / 5. Contagem de Votos 5

Seja o Primeiro a Avaliar esse Estudo.

Início » Porque você precisa estudar Teologia

RECOMENDAÇÃO ESPECIAL

Você quer um curso Completo em Teologia com professores altamente qualificados [mestres e doutores] para se tornar um teólogo e compreender melhor a Palavra de Deus para exercer o ministério com autoridade e sem ter do que se envergonhar?

Se quer, então eu tenho um algo sensacional para te apresentar.

No Curso Formação em Teologia você estuda do conforto de sua casa e tem acesso ilimitado a [vídeos, áudios, apostilas, fóruns, suporte 24 horas com professores] e o melhor após formado receba [Diploma + Histórico + Credencial Teológica]

Avalie Esse Estudo

Muito Obrigada Pela Avaliação! 5 / 5. Contagem de Votos 5

Seja o Primeiro a Avaliar esse Estudo.

Sobre o Autor

Edite Meirelles
Edite Meirelles

Formada em Matemática pela UERJ, pós graduada em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática pela UFF. Minha primeira sala de aula foi lecionando para adolescentes na EBD, mas atualmente leciono apenas Matemática pela Rede Pública de Ensino e sou Intercessora no Ministério Visão Ágape. Criei a Bíblia Compartilhada para compartilhar a Palavra de Deus com você, que como eu quer aprender mais sobre Deus.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.