fbpx

Shalom!

O que acha de aproveitar a quarentena para estudar a Bíblia? E com um professor altamente capacitado a sua disposição para te auxiliar? Conheça a Bíblia de Gênesis a Apocalipse com o Presbítero André Sanches. Comece AGORA!!! Clique aqui!

INTRODUÇÃO

O culto no lar trará inúmeros benefícios para a sua família,  pois a levará a se unir para buscar ao Senhor num só propósito de oração e adoração.

Também conhecido como culto doméstico ou culto da família, jamais deve substituir ou impedir que o crente em Jesus Cristo congregue com os irmãos.

Entendendo a família como sendo um projeto de Deus o casal precisa começar a orar junto desde o namoro.

E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Gênesis 2:23,24

Princípios fundamentais para o Sucesso do seu Culto da Família

Não confunda as células que algumas igrejas adotam com o culto doméstico, pois aqui temos um culto racional realizado pela sua sua família.

O marido é o sacerdote do lar, então em casa ele é o “pastor”. Ele deve estabelecer a ordem nos cultos e marcá-los  com antecedência em momento adequado a todos.

Enquanto for só o casal é possível marcar só o horário do início dos cultos e deixar o que o Espírito Santo direcione o restante.

Mas quando chegarem as crianças e mais tarde adolescentes torna-se necessário determinar e respeitar a duração do culto para que não se torne cansativo para eles.

A importância do culto no lar está em proporcionar um momento de comunhão na família e este deve ser prazeroso e ansiado por todos.

Você pode inclusive fazer cultos específicos como tem na igreja para motivar a participação de toda família.

Proponha para sua família um culto no lar infantil, um culto no lar para os adolescentes ou jovens, dependendo da faixa etária de seus filhos ou das pessoas que vivem em sua casa.

A reverência deve ser a mesma dos cultos na igreja. Celulares e outros aparelhos que possam desviar a atenção ou desconcentrar devem ser desligados.

O culto pode ser realizado de preferência na sala para que todos fiquem bem acomodados. Mas se você possui uma boa varanda onde todos estejam confortáveis não a problema nisso.

Quando sentir necessidade você pode e deve orar em todos os cômodos da sua casa.

Qual a importância de fazer culto no lar

Para que sua família cresça espiritualmente e busque orientação ao Senhor em suas decisões.

Muitos cristãos não veem importância no culto no lar, mas ele ajuda a desenvolver uma rotina de oração e leitura compartilhada da Bíblia.

É edificante adorar a Deus em família, pois você fica mais a vontade para rasgar seu coração diante do Senhor.

Se houverem crianças elas aprenderão a orar. Pois não basta que eles ouçam que  precisamos fazer isso. Eles precisam nos ver praticando.

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6

Você precisa instruir seu filho no caminho e não simplesmente mostrar o caminho. Muitos pais mandam seus filhos para a Escola Bíblica e não vão.

O dever de educar é da família, e não da igreja ou da escola. Se inculcares a  Palavra de Deus em seus filhos em casa eles terá base bíblica quando sua fé for atacada fora dela.

E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Deuteronômio 6:6-7

Precisamos instruir nossos filhos com relação às drogas, às relações sexuais antes do casamento e agora sobre esta questão de gênero.

Abordar esses assuntos com base bíblica faz parte da importância do culto no lar.

Todo culto no lar precisa ter

Vocês devem orar e confessar seus pecados uns aos outros. Mas ão se esqueçam buscar juntos o perdão de Deus em oração.

Se seu filho confessar e apanhar ele não dirá nada da próxima vez. Ganhe a confiança dele.

Mostre na Palavra de Deus que nossos pecados tem consequências e leve-o a um arrependimento pelo erro cometido.

Você sabe o que fazer se ele estiver sendo desonesto, mas não durante o culto. rsrsrsrs

Dê oportunidade para que cada um compartilhe seus sonhos e projetos uns aos outros e ao Senhor.

Compartilhem os livramentos ocorridos durante o dia ou a semana, pois é um momento de compartilhar experiências que a agitação do dia a dia não permite.

Orem juntos todos os dias, mas no nosso culto no lar temos um momento para rasgarmos nossos corações perante o Senhor.

O Espírito Santo é quem dirige a reunião.

Não importa se vocês cantam bem, mas adorem ao Senhor. Louvem uns quatro ou cinco hinos antes de tirem um período de oração.

Quantas pessoas são necessárias

Sua família, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Mateus 18:20

 

Os filhos devem ser convidados a participar, mas não obrigados. É necessário que eles compreendam a importância do culto no lar e não participem por forçados. 

Se for algo forçado trará prejuízos a sua família ao invés de benefícios.

Nas famílias onde um dos cônjuges não é cristão o culto só deverá ser realizado havendo comum acordo.

Você pode orar e ler a Bíblia com seus filhos, mas não forçar seu marido ou esposa a participar de um culto. Ore para que Deus toque no coração dele(a) e futuramente vocês possam realizá-lo.

Caso não haja consenso não force a participação, pois não é por força e nem por violência. Lembra?

Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos. Zacarias 4:6

Como será a legalização

O casal deve revezar nas pregações da Palavra de Deus e conforme forem adquirindo conhecimento e se sentirem a vontade os filhos também.

Não precisa ser um sermão, mas você notará que com o passar do tempo terá mais facilidade em explicar o que está lendo.

Crianças que louvam e pregam com tranquilidade em geral são frutos de famílias que realizam culto no lar.

Os cultos são uma rotina em suas casas e desde pequenas elas participam. Essa rotina faz com que cresçam espiritualmente saudáveis.

As crianças podem ser incentivadas a compartilharem o que aprenderam sobre a Palavra durante a semana. Mas não repreendidos se não tiverem nada para falar ou quiserem falar.

O seu exemplo tornará seu filho um leitor da Palavra de Deus e não as suas broncas.

CONCLUSÃO

Quando mais cristãos compreenderem como é importante fazer o culto no lar, teremos famílias mais sadias espiritualmente.

As crianças e adolescentes serão mais comprometidas com os princípios bíblicos, e desenvolverão melhor seus ministérios.

Famílias sadias são uma bênção para o Reino de Deus, enquanto famílias desestruturadas geram pessoas com problemas sérios de relacionamento e baixa estima.

Início » Culto no Lar e os benefícios do Evangelho no lar

PROTEJA SEU CASAMENTO E SUA FAMÍLIA

Existem estruturas em nós e em nosso casamento que Deus quer literalmente arrancar, derrubar, destruir e arruinar para que Ele possa edificar e plantar aquilo que vem dEle e que resultará em casamentos plenos e famílias saudáveis.

Descubra agora o caminho, para que Deus possa agir em sua vida e da sua família

O que achou desse artigo?

Clique nas estrelas para avaliar!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?

Sobre o Autor

Edite Meirelles
Edite Meirelles

Formada em Matemática pela UERJ, pós graduada em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática pela UFF. Minha primeira sala de aula foi lecionando para adolescentes na EBD, mas atualmente leciono apenas Matemática pela Rede Pública de Ensino. Criei a Bíblia Compartilhada para compartilhar a Palavra de Deus com você, que como eu quer aprender mais sobre Deus.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.