INTRODUÇÃO

Será que existe Igreja perfeita?

Recentemente estava circulando nas redes sociais uma mensagem sobre uma pessoa que estava procurando uma igreja perfeita e resolveu ligar para o Apóstolo Paulo.

No desenvolvimento da conversa, Paulo fala um pouco sobre as igrejas fundadas por ele.

Como muitas pessoas se afastam da igreja por encontrar “defeitos” nelas. Considerei pertinente trazer o assunto para discussão aqui no blog.

Se você está como nosso irmão na fase “Self Service”. Sirva-se a vontade. Só tenha cuidado de não ter uma indigestão.

A Igreja “Perfeita” de Corinto 😯 

Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo. 1 Co 1:12

A Igreja de Corinto é uma igreja dividida, pois tem partidarismo, ou grupinhos. Estavam idolatrando Paulo, Apolo e Cefas.

Eram crentes carnais, dados a contendas e dissensões, ou seja, gostavam de discórdias, desavenças. Não havia união e os irmãos colocavam uns aos outros na justiça.   (I Co 3:3 e I Co 6)

Como se fosse pouco havia um nível de fornicação tão escandaloso, que era pior que entre os gentios.

Em palavras mais atuais. Havia prostituição de membros da Igreja que era pior do que a cometida pelos mundanos. Imagine um crente que tem relações sexuais com a esposa do pai.

Imaginou? Pois essa era a fervorosa Igreja de Corinto. Tão cheia de dons espirituais e de problemas carnais.

Igreja de Éfeso

A Igreja de Éfeso era melhorzinha. Tinha uma fé fervorosa e eram amorosos. Mesmo assim haviam crentes inconstantes levados por ventos de doutrina. (Ef 1:15 e Ef 4:14)

Pelas recomendações de Efésios 5 entendemos que haviam problemas familiares.

Por fim abandonaram o primeiro amor. Jesus deixou de ter o primeiro lugar na vida deles. (Ap 2:4)

Hoje ela nem existe mais. Se existinguiu.

Igreja de Tessalônica

Lá em Tessalônica tinha um povo que gostava de enganar os irmãos nos negócios. Haviam ainda outros que andavam desordenadamente e não gostavam de trabalhar. (I Ts 4:6 e II Ts 3:11)

Havia outras várias recomendações a esses irmãos para orar sem cessar, não extinguir o Espírito, não desprezar as profecias e examinar tudo abandonando toda a aparência do mal.

Igreja de Filipos

Filipos era uma boa igreja, mas havia duas irmãs de obra muito problemáticas.

Em Filipenses 4:2, Paulo pede na carta que as irmãs Evódia e Síntique procurem se entender. Epafrodito e os demais irmãos ficaram encarregados de ajudá-las.

Na sequência ainda lemos que foram mulheres que junto com Clemente trabalharam muito para espalhar o Evangelho.

O tempo passou, mas os problemas continuam os mesmos, pois irmãos de frente de obra continuam se desentendendo por vaidade e acabam trazendo escândalo para suas igrejas.

Pessoas que deveriam servir de espelho para os novos convertidos, mas se desentendem por motivos banais e acabam colocando tudo a perder.

Igreja de Colossos

Os irmãos de Colossos são cheios de amor segundo Epafras informou a Paulo. Mas como nas outras igrejas havia problemas. E problemas doutrinários.

Paulo fala insistentemente sobre a importância de Cristo para todos nós e condena a adoração aos anjos e a imposição de regras, que não faziam parte dos ensinamentos que ele trazia. Colossenses 1 e 2

Coisas semelhantes acontecem em nossas igrejas. Não é uma adoração forçada a anjos, mas é idolatria. Talvez por falta de informação.

Se o pastor diz que Jesus está presente ninguém liga, mas se ele ou alguém disser que viu um anjo a comoção é geral.

Existem até louvores para os anjos ao invés de ser para o Rei dos Reis.

Igreja “Perfeita” de Galácia

Os irmãos da Galácia são insensatos e legalistas.  Queriam circuncidar até Tito que era grego. (Gl 2:3 e Gl 3:1-5)

Sendo libertos queriam novamente tornar-se escravos.

Além disso esses irmãos agem como animais selvagens, ferindo e prejudicando uns aos outros e chegam a ser advertidos para terem cuidado para não se matarem. (Gl 5:15)

Eles são tão trabalhosos que lhes foram apresentados quais são as obras da carne e qual é o fruto do Espírito. (Gl 5: 19-22)

 

Não manche suas vestes

 

Outras igrejas perfeitas que fizeram parte da conversa

Na Igreja de Antioquia havia discriminação com os gentios porque não eram circuncidados. E até mesmo Tiago e Barnabé, que foi companheiro de Paulo em viagens missionárias cometeram esse erro. (Gl 2:9-14)

Havia irmãos murmuradores em Jerusalém, por causa dos tratamento que as viúvas recebiam. Os diáconos foram instituídos para resolverem o problema por lá e conseguirem atender a todas igualmente.

E tinha também um casal de trambiqueiros, mentirosos, que tentaram mentir até ao Espírito Santo. Era o senhor Ananias e Safira sua esposa. Foram fulminados por Deus, então não se encontram mais por lá.

Tiatira era uma Igreja que tolerava pecados sexuais. Lá existia uma mulher que se dizia profetisa e levava o povo a se prostituir e comer sacrifícios aos ídolos. (Ap 2:20).

Os crentes de Laodicéia são mornos. São aqueles crentes que ficam em cima do muro. Vão à Igreja, mas não buscam se libertar dos pecadinhos. Se sentem salvos pelo simples fato de pertencer a uma denominação, mas não tem a presença do Espírito Santo em si. Por isso serão vomitados da boca de Deus. (Ap 3:16).

Em Pérgamo o povo começou a seguir a doutrina de Balaão (Ap. 2.14) e dos nicolaítas (Ap. 2.15), doutrinas estas voltadas a imoralidade sexual e a idolatria.

CONCLUSÃO

Como você pode ver nunca houve igreja perfeita, simplesmente porque a natureza humana é decaída, é imperfeita.

A única igreja perfeita é a Igreja Invisível, que é formada por todos os salvos de todos os tempos, porque todos já foram se encontrar com Cristo.

Precisamos estar atentos se nossa igreja prega a Palavra da Verdade, para fugir das heresias e dos lobos que estão travestidos de pastores.

No demais irmãos, que nos mantenhamos na nossa posição e aguardemos a volta de Cristo.

Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Efésios 5:27

Fique firme. Jesus está voltando!

RECOMENDAÇÃO ESPECIAL

Você quer um curso Completo em Teologia com professores altamente qualificados [mestres e doutores] para se tornar um teólogo e compreender melhor a Palavra de Deus para exercer o ministério com autoridade e sem ter do que se envergonhar?

Se quer, então eu tenho um algo sensacional para te apresentar.

No Curso Formação em Teologia você estuda do conforto de sua casa e tem acesso ilimitado a [vídeos, áudios, apostilas, fóruns, suporte 24 horas com professores] e o melhor após formado receba [Diploma + Histórico + Credencial Teológica]

O que achou desse artigo?

Clique nas estrelas para avaliar!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Início » Igreja perfeita existe ou algum dia existiu

Sobre o Autor

Edite Meirelles
Edite Meirelles

Formada em Matemática pela UERJ, pós graduada em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática pela UFF. Minha primeira sala de aula foi lecionando para adolescentes na EBD, mas atualmente leciono apenas Matemática pela Rede Pública de Ensino. Criei a Bíblia Compartilhada para compartilhar a Palavra de Deus com você, que como eu quer aprender mais sobre Deus.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.