Shalom!

Comece agora a estudar Hebraico Bíblico e entender a Bíblia com mais clareza. Clique no link abaixo e acesse suas AULAS GRATUITAS. Comece AGORA!!! Clique aqui!

INTRODUÇÃO

Jesus é o esconderijo do Altíssimo. É o nosso lugar secreto onde encontramos abrigo, onde encontramos um amigo de verdade em todas as horas.

Um amigo de verdade fica feliz quando você está feliz e fica triste quando você está abatido.

A palavra chaver (חָבֵר), amigo em Hebraico, significa um companheiro do seu próprio ser. Assim Jesus quer ser para você, pois a sua existência não faz sentido algum sem Ele.

Em nossa língua habitar significa morar, ter como residência fixa, mas às vezes pensamos que podemos somente visitar, frequentar de vez em quando, por conveniência ou mesmo saudade.

Por que procurar o colo do papai de vez em quando se é tão maravilhoso tê-lo todos os dias?

Por que habitar no Esconderijo do Altíssimo

Quando você habita no esconderijo do Altíssimo você tem intimidade com Ele, mas conversa com Ele todos os dias e sente falta quando não o faz.

Você conta seus segredos e abre totalmente seu coração, sem pudor ou vergonha, reconhecendo suas fraquezas e limitações e o quanto você é dependente Dele.

O esconderijo é o lugar secreto em que se esconde alguém ou alguma coisa. Onde escondemos nossos tesouros aí está o nosso coração.

Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Mateus 6:21

Só escondemos o que tem valor para nós e às vezes nem nós mesmos achamos.

Então Deus nos escondeu junto com nossos segredos e projetos para que nenhum mal nos aconteça, pois nós somos muito preciosos para Ele.

Estávamos perdidos, mas Ele nos achou e nos trouxe para junto Dele para cuidar de nós com muito amor.

Leia também Cuidado de Deus

Achou-o numa terra deserta, e num ermo solitário cheio de uivos; cercou-o, instruiu-o, e guardou-o como a menina do seu olho. Deuteronômio 32:10

Assim como foi com o povo de Israel, assim também é conosco. Ele quer nos amparar, nos guardar, nos proteger e tem ciúmes de nós.

Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes? Tiago 4:5

Somos Livres

Mas não estamos em cárcere privado. Não somos obrigados a permanecer habitando no esconderijo do altíssimo. Temos total liberdade para sairmos se quisermos.

O rei Uzias escolheu sair do Esconderijo do Altíssimo e ficou leproso. 2º Cr 26:16

Uzias começou a reinar aos dezesseis anos e fez o que era reto aos olhos do Senhor. Diante do Senhor venceu vários inimigos do povo de Israel derrubando seus muros. Ele passou a ser conhecido como um rei importante poderosos. Fortificou as muralhas de Jerusalém, cavou muitos poços, pois tinha muito gado e muita lavoura. E possuía um exército grande e poderoso.

Mas Uzias deixou que o poder que Deus lhe dera subisse a sua cabeça e o rei saiu do coração e foi para a barriga. A soberba tomou conta dele e o levou a queimar incenso no templo. Função que era dos Sacerdotes. E sendo repreendido pelo Sacerdote Azarias não lhe deu ouvido e já saiu do templo leproso. E assim permaneceu até a morte. Não pode mais entrar no Palácio, por causa de sua enfermidade e não pode nem mesmo ser enterrado com os reis de Israel.

Ele é um bom exemplo de que não podemos esquecer que não há descanso fora de Deus. A tranquilidade, o sossego e a paz de espírito que precisamos, só encontramos em Deus. Na sua presença, no seu amor e na sua vontade.

Gatinho se escondendo

Não vale a pena sair do Esconderijo do Altíssimo

E só para ficar claro como coisas que aparentemente nos parecem pequenas podem desagradar o Senhor meditemos sobre quando o rei Davi mandou contar o povo e Deus não se agradou da atitude dele. Para que saber quantos soldados tem para ir a guerra, se quem dará vitória nessa guerra é o Senhor. 1º Cr 21: 1-14

Davi mandou que Joabe e outros maiorais enumerassem, contassem o povo. E Joabe o fez contra a própria vontade. Algo como um censo populacional. Que mal há nisso? Ele era o rei e queria saber quantos súditos tinha.

Sabe qual era o problema?

Deus não mandou.

É assim que nos metemos em grandes lutas. Fazendo coisas que aparentemente não tem nada demais. Só que Deus não nos mandou fazer.

Davi teve que escolher entre 3 anos de fome, 3 meses debaixo da espada do adversário ou 3 dias debaixo da espada do anjo do Senhor.

Davi escolheu a terceira opção por acreditar e confiar na misericórdia de Deus e 70 mil homens morreram. Ele clamou pela misericórdia de Deus para não ver mais gente inocente morrendo por causa do erro dele.

Isso nos ensina a pedirmos orientação a Deus em todo tempo. Mesmo quando achamos que vamos resolver algo simples.

CONCLUSÃO

É uma luta permanecer no esconderijo, pois são muitas as privações, pois é enorme a dependência de quem nos escondeu. Pois é preciso renunciar à nossa vontade para fazer a Dele.

Então podemos sair do esconderijo quando quisermos. Mas precisamos ter consciência que corremos um grande risco de nos perdemos no caminho e nunca mais conseguirmos voltar.

O que Deus tem pra nós é sempre o melhor.

E quando conseguimos morar no esconderijo que Deus preparou para nós, então somos agraciados por Ele nos mínimos detalhes.

O descanso, o refrigério, a vitória de Deus não vem para todas as pessoas, mas só para as que escolhem habitar em sua presença submetendo-se a sua vontade.

Avalie Esse Estudo

Muito Obrigada Pela Avaliação! 4.4 / 5. Contagem de Votos 64

Seja o Primeiro a Avaliar esse Estudo.

Início » Esconderijo do Altíssimo

TENHO O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO

Sabe qual o segredo dos MAIORES pregadores, professores e estudantes da bíblia?

Eles sabem no mínimo o básico do básico de interpretação BÍBLICA e HEBRAICO.

Descubra as TÉCNICAS para ser um pregador diferenciado e de alto impacto.

Avalie Esse Estudo

Muito Obrigada Pela Avaliação! 4.4 / 5. Contagem de Votos 64

Seja o Primeiro a Avaliar esse Estudo.

Sobre o Autor

Edite Meirelles
Edite Meirelles

Formada em Matemática pela UERJ, pós graduada em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática pela UFF. Minha primeira sala de aula foi lecionando para adolescentes na EBD, mas atualmente leciono apenas Matemática pela Rede Pública de Ensino e sou Intercessora no Ministério Visão Ágape. Criei a Bíblia Compartilhada para compartilhar a Palavra de Deus com você, que como eu quer aprender mais sobre Deus.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Enilson C Gomes disse:

    Estudo abençoado e de profunda reflexão! Que Deus possa ter misericórdia de nossas vidas e nos permita habitar no seu Esconderijo! Deus abençoe a todos!

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.