Como sair do deserto

Como sair do deserto

INTRODUÇÃO

Sair do deserto é uma necessidade.

Pesquisando uma boa definição para Deserto encontrei que ele é uma região em que ocorre pouca quantidade de chuva (bênçãos). Em virtude desta situação climática (espiritual), a umidade (vida social) é muito baixa e pouca vegetação (amizade) se desenvolve. Nestas condições, a vida torna-se complicada para os seres humanos.

Ninguém gosta ou quer estar no deserto e com certeza não é lugar de morar, mas por que quando você entra é tão difícil sair do deserto? O que nos mantem nele por tanto tempo? Ou o que nos coloca nessa situação?

Te convido a olhar para o povo que ficou por lá quarenta anos para não cometer os mesmos erros que eles e sair do deserto, se estiver nele, o quanto antes.

Como sair do deserto2

Por que você entrou no deserto?

Porque pode ser o melhor caminho. E Deus em sua infinita sabedoria decidiu guiar-nos por ele.

E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito. Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito. Êxodo 13:17,18

Deus poderia conduzir o povo pelo caminho mais curto, mas havia um inimigo a enfrentar nesse caminho e o povo não estava preparado para essa guerra.

Não tenha pressa, pois o caminho mais curto pode não ser o melhor.

Talvez você conquiste a vitória tão rápido, que não a valorize, e a jogue fora depois voltando para o Egito.

Enquanto você está no deserto Deus está te ensinando a utilizar as suas armas para guerrear e conquistar a sua promessa.

Não olhe para a circunstâncias, mas olhe para o alto de onde vem o teu socorro.

Quem está impedindo você de sair do deserto

Calebe levou 45 anos para receber a bênção dele.  Para receber Hebrom, mas 40 anos foi por causa dos outros.

Por causa do povo rebelde e desobediente ele esperou nove vezes mais para receber as promessas de Deus.

Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, enviou-me de Cades-Barnéia para espionar a terra. Eu lhe dei um relatório digno de confiança, mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao Senhor, ao meu DeusJosué 14:7,8

Quando Calebe foi com Josué espiar a terra, ele disse que era terra boa, que manava leite e mel e chamou o povo a subir e possuir a terra.

Deus já havia entregue, mas eles precisam confiar em Sua Palavra e tomar posse.

Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: “Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!” Números 13:30

Mas os outros 10 espias eram espiritualmente cegos e o povo de Israel deu ouvido a eles e peregrinou no deserto por 40 anos, um para cada dia que eles foram espiar a terra.

Mas os homens que tinham ido com ele disseram: “Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós”. E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: “A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura.” Números 13:31,32

Josué e Calebe rasgaram suas vestes, confiaram no Senhor e tentaram convencer o povo a tomar posse da vitória, da terra prometida, mas o povo quis matá-los e Deus os livrou. Números 14:6-10

Sair do deserto ou morrer no deserto. Qual sua escolha?

E hoje não é diferente.

Muitos não tem fé, não creem na vitória e ainda te atrapalham a buscar a sua.

Quanto mais tempo der ouvido a eles, mais tempo vai levar para sair do deserto.

Eles vão morrer nele e você se não tiver um posicionamento diferente os acompanhará.

Os 10 espias que infamaram o povo morreram de praga perante o Senhor naquele exato momento. Números 14:37

Mas todo o resto do povo de 20 anos para baixo, exceto Josué e Calebe também morreu no deserto.

Já pensou irmão? Você esperar nove vezes mais pela sua vitória por causa do fofoqueiro, ou do murmurador que está do seu lado?

Aquele que cuida da vida de todo mundo, menos da dele.

Relacionamentos tóxicos nos mantém no deserto, pois nos mantém paralisados.

Quem anda com defunto nunca vai ter vida, porque quem está morto não pode transmitir vida a ninguém.

A amizade do mundo é inimizade contra Deus. Tiago 4:4

Seu amiguinho está morto e você achando que está melhor que ele porque está no culto todo domingo, mas está fedendo tanto quanto ele.

Ressuscita. Se posiciona e transmita vida.

Não seja como aqueles 10 espias que por  apresentarem um mau testemunho fizeram morrer toda uma geração.

Os murmuradores, os hipócritas, os idólatras morreram no deserto, mas o Senhor poupou Calebe por sua confiança Nele.

Calebe perdeu 40 anos de sua vida, mas não perdeu a confiança em Deus, não deixou se influenciar e por isso não morreu no deserto.

Por que não consigo sair do deserto

Por que não consigo sair do deserto?

A Bíblia diz que com a medida que medirdes vos medirão a vós.

Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. Mateus 7:2

Cuidado com o que você vem reparando e comentando tanto na vida do seu irmão, pois o pecado dele não é pior que o seu só porque é um pecado diferente.

Se você não vigiar com sua língua cairá no mesmo erro que ele, ou talvez cometa um erro pior, e então não vai sair do deserto.

Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. 1 Coríntios 10:12

Ore por quem caiu ou está fraco, ao invés de julgar e condenar. Não sejamos juízes para não sermos réus do fogo do inferno.

Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão. Lucas 6:42

Ou seja. Quando você conseguir se consertar com Deus a ponto de ver seus próprios erros, ver onde precisa mudar, melhorar. Verás que o erro do seu irmão era ínfimo, era ridículo perto do seu.

CONCLUSÃO

Olhar para a visa do outro te atrapalha a sair do deserto, porque você está focado em resolver o problema de outra pessoa ao invés de tentar resolver o seu.

Se o tempo está passando e as circunstâncias não mudam, nós é que precisamos pedir a Deus que nos mostre onde estamos errando e mudar.

DESCUBRA como ter uma vida próspera e abençoada a luz da Palavra de Deus

Você quer aprender a administrar sua vida financeira e entender o que a Bíblia fala sobre dinheiro?

NÃO SAIA DAQUI SEM ANTES CONHECER COMO REPREENDER ESSE DEVORADOR NA SUA VIDA.

Um material exclusivo que separei para você aprender administrar suas finanças a luz da Bíblia em apenas 7 dias. 

Sua Vida Financeira começa a mudar a partir de hoje!

O que achou desse artigo?

Clique nas estrelas para avaliar!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Início » Como sair do deserto

Sobre o Autor

Edite Meirelles
Edite Meirelles

Formada em Matemática pela UERJ, pós graduada em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática pela UFF. Minha primeira sala de aula foi lecionando para adolescentes na EBD, mas atualmente leciono apenas Matemática pela Rede Pública de Ensino. Criei a Bíblia Compartilhada para compartilhar a Palavra de Deus com você, que como eu quer aprender mais sobre Deus.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.