INTRODUÇÃO

Você já precisou perdoar alguém que te machucou muito?

Foi muito difícil, não é mesmo?

Quem te magoou foi uma pessoa próxima a você? Pior ainda.

Fica comigo, que eu vou te mostrar na Palavra de Deus os benefícios do Perdão.

1 – Quem você e eu precisamos perdoar?

Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. Colossenses 3:13

Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Efésios 4:32

Se você ainda tinha dúvidas eu digo a você que precisamos perdoar qualquer pessoa, próxima ou distante. Independente da gravidade da situação sempre é mais difícil perdoar quando é um amigo, ou familiar.

Mas por que é tão difícil perdoar pessoas próximas?

As pessoas que mais amamos conhecem nossas fraquezas, nossa intimidade, são neles em quem mais confiamos. A traição dói mais. Sentimos como se estivessem se aproveitando da proximidade, da nossa confiança, para nos agredir, nos roubar, nos maltratar.

Uma fofoca é sempre uma fofoca, e sempre aborrece, mas quando foi um amigo que falou tem peso muito maior. Faz com que as pessoas acreditem mais, e nos faz sentir traídos de uma forma mais profunda.

Mas nós precisamos da cura do Senhor, e ela só vem quando perdoamos.

Precisa que suas orações sejam ouvidas? Então perdoe. Sinto muito, mas se você precisa de perdão, então você precisa perdoar.

E você precisa perdoar a você mesmo. Seja por algo que fez ou por ter confiado demais. Ficar se martirizando não mudará o que já aconteceu. O perdão não apaga o passado, mas pode interferir no futuro.

Se quer que Cristo te perdoe, então faça a sua parte e perdoe primeiro.

Quando perdoar

 

2 – Quando você e eu precisamos perdoar?

Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Efésios 4:26

Entendo que precisamos perdoar quem nos magoou ou nos fez mal o mais rápido possível. A nossa vida é como um vapor. Não sabemos o dia que Deus virá nos buscar. Como estarão as suas mãos? O que você terá para apresentar? Um coração cheio de ódio?

Você precisa se livrar desse fardo, e livrar o seu irmão que te magoou também. A falta de perdão faz mal para as duas partes. É como se o outro contraísse uma dívida com você que ele não pode pagar. A única maneira é perdoar a dívida.

Quantas vezes você também já magoou alguém? O que fez para compensar essa pessoa a respeito disso? Você acha realmente que alguma coisa pagaria o que fez?

Todos nós precisamos de perdão.

Perdoar quantas vezes

3 – Quantas vezes você e eu precisamos perdoar?

Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. Mateus 18:21-22

Acredito que essa seja a questão que mais te irrita, pois você tem que perdoar com mais frequência justamente as pessoas mais próximas.

É a palavra infeliz que seu marido falou, e que você já perdeu a conta de quantas vezes isso já se repetiu. Ou seu filho resmungando entre os dentes: “Lá vem essa coroa de novo. Ela é muito chata.”

São coisas simples, mas que aos poucos vão minando nossas forças, nos aborrecendo. E nos vemos perguntando a Deus até quando suportaremos isso.

Ora você os ama. Que tal se perguntar como seria sua vida sem eles?

Setenta vezes sete são 490 vezes, mas é só uma ilustração. Imagine Deus com um contador para saber se você já perdoou 490 vezes. Perdoe quantas vezes for preciso, quantas vezes for necessário, pois você não suportaria viver sem eles. E sinceramente se não se importa em viver sem eles há algo errado com você.

Claro que existem pessoas que apesar de perdoarmos preferimos manter distância, ou irão nos machucar novamente, mas isso não acontece com as pessoas que decidimos amar.

O seu perdão não modifica o comportamento do outro, mas isso simplesmente não é problema seu. A sua parte é perdoar quantas vezes for preciso. O restante é com Deus.

Perdoar os familiares

 

4 – Por que você e eu precisamos perdoar?

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;

Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. Mateus 6:14-15

Saiba que Deus não recebe sequer suas ofertas se não se reconciliar com seu irmão. Deus não precisa do seu dinheiro, ele quer sua obediência, um coração puro.

Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Mateus 5:23-24

Então agora talvez você tenha entendido onde está o problema. Porque você não para de andar em círculo em várias áreas da sua vida, ou talvez em todas.

Não é que você não ora. É que Deus não está recebendo, mas tenho uma boa notícia para você. Ele está louco para te responder. Basta que você perdoe.

CONCLUSÃO

Sua vida financeira não prospera?

Perdoe para que Deus receba seus dízimos e suas ofertas. É melhor obedecer ou sacrificar?

Seu casamento não vai bem?

Perdoe para que Deus faça parte dessa união. Não adianta convidá-lo e manter sua morada suja com magoas e ressentimentos.

Seu Ministério não vai bem?

É porque você só é capaz de dar aquilo que tem. Para transmitir amor você precisa saber amar. E quem ama perdoa. Pense nisso!

Quem pagará a dívida que foi contraída com você é  Cristo, pois nós somos incapaz de fazer isso.

Deus quer usar você. És um vaso escolhido e de honra para Ele. Deixe-o fazer isso.

Perdoe!

O que achou desse artigo?

Clique nas estrelas para avaliar!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Início » Perdoar: 4 dúvidas frequentes sobre o perdão

Sobre o Autor

Edite Meirelles
Edite Meirelles

Formada em Matemática pela UERJ, pós graduada em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática pela UFF. Minha primeira sala de aula foi lecionando para adolescentes na EBD, mas atualmente leciono apenas Matemática pela Rede Pública de Ensino. Criei a Bíblia Compartilhada para compartilhar a Palavra de Deus com você, que como eu quer aprender mais sobre Deus.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.