Shalom!

Como estão seus estudos bíblicos? Quantas vezes você já leu a Bíblia toda? Vamos começar agora? Conheça a Bíblia de Gênesis a Apocalipse com o Presbítero André Sanches. Comece AGORA!!! Clique aqui!

INTRODUÇÃO

Elias era um homem sujeito as mesmas paixões que nós. Então qual era o seu diferencial para que ele orasse e caísse fogo do céu? Orasse e chovesse?

Hoje eu te convido para nos aprofundarmos nessa mensagem e entender o que Deus quer para nós. Quero compartilhar com você o que Deus falou comigo enquanto lia essa passagem.

Entendendo o contexto

Após a morte de Onri, rei de Israel, Acabe reinou por 22 anos levando o povo a pecar mais do que qualquer outro rei antes dele.

E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele. 1 Reis 16:30

Devido suas escolhas, sua idolatria e seu comportamento, ele irritou ao Senhor, de modo que sua ira se acendeu contra o povo de Israel.

E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou. 1 Reis 16:31

Antes do Messias Deus levantava profetas para chamar o povo ao arrependimente. Para que eles se consertassem e abandonassem a idolatria e se voltassem para Ele.

Mas depois de Salomão, Israel nunca mais teve um rei verdadeiramente temente a Deus. Salomão abandonou os caminhos do Senhor, e após sua morte o reino se dividiu e os Reis que reinaram sobre Israel levaram o povo a adorar a outros Deuses.

Casamentos e alianças erradas com os povos que deveriam ter sido expulsos da terra. Exterminados completamente levaram o povo a se afundar cada vez mais no pecado.

Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra. 1 Reis 17:1

Elias profetizou a seca

Isso acontece em nossos dias?

Elias era um profeta de Deus escolhido para entregar ao povo a mensagem de que por causa dos seus pecados, não haveria chuva e nem mesmo orvalho naqueles anos.

Deus mandou Elias se retirar do meio daquele povo para a beira de um ribeiro, pois Ele providenciaria sustento para ele naquele período.

É assim que Deus faz com os seus. Ele cuida dos que o servem verdadeiramente. Ele os separa.

Nós passamos por aflições, pois faz parte da caminhada cristã, mas Deus sempre está conosco providenciando água fresquinha de um riacho e se não houver ninguém de prontidão para obedecer ao Senhor um corvo nos alimentará.

E quando o riacho secar por causa da falta de chuva, Deus nos manda para outra terra para abençoar alguém mesmo quando aparentemente não temos nada.

Foi o que aconteceu com a viúva, em Sarepta. Elias foi enviado por Deus para abençoar aquela mulher, desde que ela obedecesse. Desde que ela o alimentasse mesmo achando que não tinha nem para ela e o filho.

Porque aquela viúva obedeceu ao Senhor e alimentou primeiro o profeta,  alimento que ela pensava que só daria para uma refeição numa acabou. Ela, seu filho e Elias comeram dele até que a seca acabou.

Ela ainda teve que suportar a morte do seu filho, mas o que ela ainda não havia entendido era que Deus havia enviado vida para a sua casa. Era necessário que isso acontecesse para que a Glória de Deus fosse manifesta.

Deus falou novamente com Elias depois de 3 anos

A seca castigava duramente o povo de Israel. Imagine que naquele tempo dependia-se integramente da plantação e da criação de animais.

Depois de 3 anos o que resistiria, se os riachos já havia secado. Lá não é uma região de florestas, mas sim uma região desértica, onde normalmente a chuva já é escassa.

Elias profetizou a chuva

E sucedeu que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra. 1 Reis 18:1

O Rei Acabe procurava Elias para matá-lo, pois julgava que ele era o culpado pela seca.

As pessoas quando são más e tem um coração obstinado e perverso culpam os outros por tudo que dá errado em suas vidas. Não admitem que seus problemas são frutos dos seus pecados. Sempre poe-se a se queixar contra Deus cometendo outro grande pecado. A murmuração.

Por isso quando Elias se apresentou perante Acabe foram essas as suas palavras.

E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel? Reis 18:17

Elias atendendo a uma ordem do Senhor mandou que reunissem todos os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Aserá e chamou o povo ao arrependimento.

O desafio de Elias

Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu. 1 Reis 18:21

Então fez um desafio aos profetas de Baal diante de todo o povo, onde cada um sacrificaria um bezerro. Os profetas de Baal clamariam ao seu deus e Elias ao Senhor. O Deus que respondesse com fogo seria o Deus verdadeiro.

Começaria pelos profetas de Baal por eles serem muitos e Elias estava só.

Após os profetas de Baal clamarem até o meio dia nada aconteceu, então chegou a vez de Elais.

Ele primeiro consertou o altar do Senhor e colocou nele 12 pedras representando as 12 tribos de Israel. Arrumou a lenha e pôs sobre ela o bezerro. Pediu que jogassem água sobre o altar por 3 vezes, de forma que a água escorria ao redor do altar e até enchia o rego.

Então clamou Elias ao Senhor nosso Deus.

Caiu fogo do céu

Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas. 1 Reis 18:36

Então caiu fogo do céu e consumiu todo o holocausto. Não sobrou, madeira, pedra ou mesmo a água. Tudo foi consumido, pois o Senhor recebeu o sacrifício.

Então o povo de Israel adorou ao Senhor. Elias ordenou que prendessem todos os falsos profetas e os matou um a um.

Depois mandou que Acabe fosse para o seu palácio comesse e bebesse, pois a chuva estava chegando.

Elias foi para o Carmelo orar e deu ordem para que seu moço vigiasse as nuvens de chuva. Após a sétima vez o moço viu uma pequena nuvem do tamanho da mão de um homem.

Essa era a resposta que Elias estava esperando que que uma abundante chuva estava chegando sobre o povo de Israel.

CONCLUSÃO

Quando Deus mandou que Elias voltasse para Israel a vitória já estava decretada. Deus iria derramar uma abundante chuva sobre aquela terra.

Mas por que a chuva não caiu imediatamente quando Elias foi falar com Acabe?

Quando ele foi avisar que não iria mais chover foi imediato. Elias não precisou fazer nada. Só declarou que não iria chover e não choveu mais.

Para o castigo chegar ao fim primeiro é necessário haver conserto. É necessário arrependimento e manifestação da Glória de Deus.

Não basta que o Diabo seja derrotado. Ele tem que ser humilhado, na sua vida e na minha. Tem que ser expulso de vez. Não podem ficar baalins em nosso meio.

Não precisamos de jeitinho, de profetinha, pois servimos a um Deus que tem todo poder. Só aí clamaremos ao Senhor e a chuva descerá sobre as nossa vidas.

Retiremos do nosso meio tudo que não agrada ao Senhor. Ele procura verdadeiros adoradores que o adorem em Espírito e em verdade.

Avalie Esse Estudo

Muito Obrigada Pela Avaliação! 4.3 / 5. Contagem de Votos 48

Seja o Primeiro a Avaliar esse Estudo.

Início » Elias cadê a pequena nuvem que seu servo viu?

DESCUBRA como compreender melhor a Palavra de Deus

A Palavra de Deus nos instrui a

Conhecer, e prosseguir em conhecer ao Senhor. Oséias 6:3a

Quando você se relaciona com uma pessoa dedica tempo a estar em sua companhia e aprender mais sobre ela. E DEUS nos convida a ter um relacionamento íntimo com Ele.

Conheça o curso que vai mudar definitivamente seus conhecimentos Bíblicos

Aprenda a ler a Bíblia no original e deixe de ser enganado agora.

Avalie Esse Estudo

Muito Obrigada Pela Avaliação! 4.3 / 5. Contagem de Votos 48

Seja o Primeiro a Avaliar esse Estudo.

Sobre o Autor

Edite Meirelles
Edite Meirelles

Formada em Matemática pela UERJ, pós graduada em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática pela UFF. Minha primeira sala de aula foi lecionando para adolescentes na EBD, mas atualmente leciono apenas Matemática pela Rede Pública de Ensino e sou Intercessora no Ministério Visão Ágape. Criei a Bíblia Compartilhada para compartilhar a Palavra de Deus com você, que como eu quer aprender mais sobre Deus.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Que surpresa agradável, estudando sobre Elias me deparo com esse estudo e quem diria…vc Edite, que Deus continue te abençoando e usando para a Glória dEle.
    Bjs

    • Glória a Deus! Ficamos felizes em ter vocês por aqui. Foi um meio que Deus nos deu para fazer a obra Dele. Logo estaremos colocando mais estudos.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.