fbpx

Shalom!

O que acha de aproveitar a quarentena para estudar a Bíblia? E com um professor altamente capacitado a sua disposição para te auxiliar? Conheça a Bíblia de Gênesis a Apocalipse com o Presbítero André Sanches. Comece AGORA!!! Clique aqui!

Quando você ouve o termo Bem Aventurado imediatamente se lembra do Livro de Mateus capítulo 5, quando Jesus ensinava o povo assentado sobre um monte. Porém existem princípios de como ser bem aventurado também no livros de Salmos e te convido a meditar sobre eles e experimentar o que Deus fará em sua vida.

Autor: Isaías Carvalho Gomes

Introdução

Em termos linguísticos, bem aventurado é um adjetivo que significa muito feliz. Sendo também um substantivo masculino, que nomeia aquele que tem a glória dos céus. Então acredito que você quer ser bem aventurado.

O livro de Salmos é uma coletânea  de poesias hebraicas inspiradas pelo Espirito Santo. Pois Salmos descreve a adoração  e experiências espirituais vividas pelo povo da aliança no antigo testamento.

Salmos é a parte íntima e pessoal que mostra como era o coração fiel  e a comunhão com Deus de seu povo. E como podemos aplicar seus ensinos a nossa vida e relacionamento com o Altíssimo.

O homem justo e seu andar

No Salmo 1 você tem a introdução e expressão de grande parte do livro de Salmos. Pois segundo os pais da igreja, ele é qualificado como “o prefácio ao Espírito Santo”.  Sendo o tema deste capítulo o modo como justos e ímpios se comportam e o destino de cada um, que Deus traçou.

O Salmo 1 mostra que o conhecimento de Deus é a verdadeira sabedoria, força espiritual e a felicidade humana. Ele apresenta o retrato que Deus dá ao homem justo e piedoso em seus caminhos.

Vamos entender como é a vida de uma pessoa que segue os princípios de Deus. 

Bem Aventurado é o homem Fiel a Deus naquilo que evita

Bem aventurado (salmo 1:1, Mateus 5:1-11). A felicidade do homem é resultado da retidão e confiança em Deus. O homem justo recebe as bênçãos de Deus sobre aquilo que ele não faz.

  • Não anda segundo o conselho dos ímpios”. Suas ações não são influenciadas por princípios mundanos, nem maldosos e astutos.
  • Não se detém no caminho dos pecadores”. O homem justo não adota a linha  de comportamento dos ímpios. A palavra “caminho” em hebraico significa modo de vida e de conduta. E a conduta do homem vem da fonte de sabedoria que é a palavra de Deus para pautar seu caminho.
  • Nem assenta na roda dos escarnecedores”. O escarnecedor é descrente que zomba dos fiéis e das coisas de Deus. Muitos se desviaram e hoje vivem longe dos princípios de Deus. Outros zombam porque são ateus mesmo. O assento do escarnecedor às vezes é até elevado socialmente por status na sociedade, entretanto mais perto do inferno eles se aproximam.

Por isso que o homem cristão não deve estar no meio deles. Onde essas pessoas zombam de Deus e das coisas eternas.

Bem Aventurado é o homem Fiel a Deus naquilo que faz

O Homem justo, piedoso e temente a Deus é descrito positivamente. Entretanto,  as coisas negativas que ele evita não basta para fugir do pecado e correr atrás da virtude  e excelência  espiritual. Mas  a constância da Palavra de Deus é necessária.

  • Deleitar-se na lei.Antes seu prazer está na lei do Senhor”. Não é estar embaixo da lei como consequência da maldição e condenação por desobedecê-la. Mas, é estar dentro da lei e ela dentro dele. Pois faz com alegria aquilo que Deus deseja que ele faça.
  • Meditação da lei.E na sua lei medita de dia e de noite”. Entende da importância da Palavra do Senhor. E Prioriza seu tempo para ouvir a voz do Senhor. Alimenta a sua alma diariamente com a Palavra de Deus. E como exemplo, lembra que havia pessoas no antigo testamento que atingiram um a vida de graça diante do Senhor.
  • Permanece na lei. Faz a comparação do homem justo que medita na Palavra de Deus como uma “árvore” que tem sua vitalidade e segurança plantado (sua capacidade tirada) de “corrente de águas”.

E sua vida é como uma folha, não murcha, pois prospera e em tudo que faz será bem sucedido.

O homem Fiel a Deus e a Sua Palavra é Bem Aventurado

O salmo 119 é o mais longo da bíblia.  Ele é um louvor a Deus e gratidão pela sua Palavra. Cada versículo faz referência a Palavra de Deus. Nele a expressão lei, não tem sentido de “legislação”. Mas de instrução vinda da parte do Senhor, sendo um sentido mais elevado.

Cada versículo selecionado descreve o resultado sincero de estudo prático da Bíblia.

Felicidade e Bênção

1.Felicidade e Benção.Guardam suas prescrições”. “Teus testemunhos”. Os versículos 2 e 14 (Salmos 119) são sinais que Deus dá observações importantes acerca Dele mesmo e do nosso relacionamento com Ele. Crer nos seus testemunhos e amá-los sinceramente é andar no caminho da felicidade. Guardamos suas prescrições e elas nos guardarão.

E o buscam com todo o coração” (Salmos 119:2). A palavra de Deus é uma preciosidade para aqueles que o buscam sinceramente e não com o coração duvidoso, mas com a certeza e alegria de coração.

2.Santificação:De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.” (Salmos 119:9). O salmista conhece a natureza da juventude e suas tentações. Não existem atalhos para a vitória e o jovem não pode vencer com sua própria sabedoria. Somente na Palavra de Deus existe orientação e ajuda do Espirito Santo para uma vida de santidade.

O salmista diz: Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti (salmos 119:11). A palavra referida é como o modo de santificação. (conforme João 15:3)

O seu coração deve estar blindado com a preciosa Palavra de Deus para ser protegido do pecado.

Luz e Paz

3.Luz:Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos” (Salmos 119:105). Voltamos no tempo em uma época que não existia iluminação pública. Onde andar pelas ruas durante a noite era escuridão total. Espiritualmente o mundo anda em trevas e longe de Deus. Mas a palavra de Deus é luz que ilumina nosso caminho passo a passo até o alvorecer de um novo dia (1 Pedro 1:19).

4.Paz:Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço” (Salmos 119:165). Onde há pecado existe perturbação. Mas a verdadeira paz chega naqueles que seus pecados foram perdoados  e receberam da maravilhosa graça de Deus e vivem na obediência da palavra. Para eles não há tropeço. Apesar dos obstáculos no caminho da espiritualidade se seguram na Palavra e o obra de Jesus.

Ensinamentos práticos para ser Bem Aventurado

Uma Vida Separada

O mundo contém uma mistura de certo e errado, de bem ou mal. Portanto o crente deve tomar cuidado para distinguir as situações que lhe são apresentadas.

  • Não seguir os conselhos dos ímpios;
  • Nem andar na prática de atividades dos pecadores;
  • Ter o cuidado de associar seus pensamentos e práticas com escarnecedores;
  • Ser constante na meditação da Palavra, pois é através dela que Deus dá a capacidade de distinguir o bem e o mal.

Seja árvore de Deus

Ser plantados em correntes de águas é garantir constante suprimento de umidade. Ilustra a vida do homem cheio do Espirito Santo de Deus (João 7:38). Assim o homem bem aventurado é como uma árvore sempre frutífera, cujos seus galhos proporcionam sombra e crescem com chuva e sol.  Por isso Jesus nos plantou perto de rios do Espírito onde floresceremos eternamente para Glória de Deus.

A Paz através da Obediência

Grande paz tem os que amam a tua lei”. Jesus disse: “deixo vos a paz, a minha paz vos dou” (João 14:27). A paz do mundo é passageira, mas a paz de Jesus é eterna. Pois não estar ancorada em coisas materiais e pessoas falhas. Mas está fundamentada em Deus.

Como você já deve ter notado o homem bem aventurado é aquele que possui o Fruto do Espírito.

Conclusão

O mundo possui muitas forças e influências que arrastam o homem para o pecado. Entretanto, são poucos os que inspiram a santificação. A Palavra de Jesus é o seu guia pois, ele é o exemplo perfeito que agrada a Deus.

Post – Como ser Bem Aventurado: Salmos 1 e 119

Tags – Bem aventurado, Feliz, Salmos 1, Salmos 119

Post Relacionado – Fruto do Espírito e os 9 atributos que transformarão sua vida

Início » Como ser Bem Aventurado: Salmos 1 e 119

RECOMENDAÇÃO ESPECIAL

Você quer um curso Completo em Teologia com professores altamente qualificados [mestres e doutores] para se tornar um teólogo e compreender melhor a Palavra de Deus para exercer o ministério com autoridade e sem ter do que se envergonhar?

Se quer, então eu tenho um algo sensacional para te apresentar.

No Curso Formação em Teologia você estuda do conforto de sua casa e tem acesso ilimitado a [vídeos, áudios, apostilas, fóruns, suporte 24 horas com professores] e o melhor após formado receba [Diploma + Histórico + Credencial Teológica]

O que achou desse artigo?

Clique nas estrelas para avaliar!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?

Tags: | | |

Sobre o Autor

Edite Meirelles
Edite Meirelles

Formada em Matemática pela UERJ, pós graduada em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática pela UFF. Minha primeira sala de aula foi lecionando para adolescentes na EBD, mas atualmente leciono apenas Matemática pela Rede Pública de Ensino. Criei a Bíblia Compartilhada para compartilhar a Palavra de Deus com você, que como eu quer aprender mais sobre Deus.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.