Shalom!
Comece agora a aumentar seu conhecimento Bíblico e entender a Bíblia com mais clareza. Clique no link abaixo e acesse adquira seu Manual Bíblico Brits por um valor IMPERDÍVEL. Comece AGORA!!! Clique aqui!
Quando você ouve o termo Bem Aventurado imediatamente se lembra do Livro de Mateus capítulo 5, quando Jesus ensinava o povo assentado sobre um monte. Porém existem princípios de como ser bem aventurado também no livros de Salmos e te convido a meditar sobre eles e experimentar o que Deus fará em sua vida.
Autor: Isaías Carvalho Gomes
Introdução
Em termos linguísticos, bem aventurado é um adjetivo que significa muito feliz. Sendo também um substantivo masculino, que nomeia aquele que tem a glória dos céus. Então acredito que você quer ser bem aventurado.
O livro de Salmos é uma coletânea de poesias hebraicas inspiradas pelo Espírito Santo. Pois Salmos descreve a adoração e experiências espirituais vividas pelo povo da aliança no antigo testamento.
Salmos é a parte íntima e pessoal que mostra como era o coração fiel e a comunhão com Deus de seu povo. E como podemos aplicar seus ensinos a nossa vida e relacionamento com o Altíssimo.
O homem justo e seu andar
No Salmo 1 você tem a introdução e expressão de grande parte do livro de Salmos. Pois segundo os pais da igreja, ele é qualificado como “o prefácio ao Espírito Santo”. Sendo o tema deste capítulo o modo como justos e ímpios se comportam e o destino de cada um, que Deus traçou.
O Salmo 1 mostra que o conhecimento de Deus é a verdadeira sabedoria, força espiritual e a felicidade humana. Ele apresenta o retrato que Deus dá ao homem justo e piedoso em seus caminhos.
Vamos entender como é a vida de uma pessoa que segue os princípios de Deus.
Bem Aventurado é o homem Fiel a Deus naquilo que evita
Bem aventurado (salmo 1:1, Mateus 5:1-11). A felicidade do homem é resultado da retidão e confiança em Deus. O homem justo recebe as bênçãos de Deus sobre aquilo que ele não faz.
- “Não anda segundo o conselho dos ímpios”. Suas ações não são influenciadas por princípios mundanos, nem maldosos e astutos.
- “Não se detém no caminho dos pecadores”. O homem justo não adota a linha de comportamento dos ímpios. A palavra “caminho” em hebraico significa modo de vida e de conduta. E a conduta do homem vem da fonte de sabedoria que é a palavra de Deus para pautar seu caminho.
- “Nem assenta na roda dos escarnecedores”. O escarnecedor é descrente que zomba dos fiéis e das coisas de Deus. Muitos se desviaram e hoje vivem longe dos princípios de Deus. Outros zombam porque são ateus mesmo. O assento do escarnecedor às vezes é até elevado socialmente por status na sociedade, entretanto mais perto do inferno eles se aproximam.
Por isso que o homem cristão não deve estar no meio deles. Onde essas pessoas zombam de Deus e das coisas eternas.
Bem Aventurado é o homem Fiel a Deus naquilo que faz
O Homem justo, piedoso e temente a Deus é descrito positivamente. Entretanto, as coisas negativas que ele evita não basta para fugir do pecado e correr atrás da virtude e excelência espiritual. Mas a constância da Palavra de Deus é necessária.
- Deleitar-se na lei. “Antes seu prazer está na lei do Senhor”. Não é estar embaixo da lei como consequência da maldição e condenação por desobedecê-la. Mas, é estar dentro da lei e ela dentro dele. Pois faz com alegria aquilo que Deus deseja que ele faça.
- Meditação da lei. “E na sua lei medita de dia e de noite”. Entende da importância da Palavra do Senhor. E Prioriza seu tempo para ouvir a voz do Senhor. Alimenta a sua alma diariamente com a Palavra de Deus. E como exemplo, lembra que havia pessoas no antigo testamento que atingiram um a vida de graça diante do Senhor.
- Permanece na lei. Faz a comparação do homem justo que medita na Palavra de Deus como uma “árvore” que tem sua vitalidade e segurança plantado (sua capacidade tirada) de “corrente de águas”.
E sua vida é como uma folha, não murcha, pois prospera e em tudo que faz será bem sucedido.
O homem Fiel a Deus e a Sua Palavra é Bem Aventurado
O salmo 119 é o mais longo da bíblia. Ele é um louvor a Deus e gratidão pela sua Palavra. Cada versículo faz referência a Palavra de Deus. Nele a expressão lei, não tem sentido de “legislação”. Mas de instrução vinda da parte do Senhor, sendo um sentido mais elevado.
Cada versículo selecionado descreve o resultado sincero de estudo prático da Bíblia.
Felicidade e Bênção
1.Felicidade e Benção. “Guardam suas prescrições”. “Teus testemunhos”. Os versículos 2 e 14 (Salmos 119) são sinais que Deus dá observações importantes acerca Dele mesmo e do nosso relacionamento com Ele. Crer nos seus testemunhos e amá-los sinceramente é andar no caminho da felicidade. Guardamos suas prescrições e elas nos guardarão.
“E o buscam com todo o coração” (Salmos 119:2). A palavra de Deus é uma preciosidade para aqueles que o buscam sinceramente e não com o coração duvidoso, mas com a certeza e alegria de coração.
2.Santificação: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.” (Salmos 119:9). O salmista conhece a natureza da juventude e suas tentações. Não existem atalhos para a vitória e o jovem não pode vencer com sua própria sabedoria. Somente na Palavra de Deus existe orientação e ajuda do Espirito Santo para uma vida de santidade.
O salmista diz: Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti (salmos 119:11). A palavra referida é como o modo de santificação. (conforme João 15:3)
O seu coração deve estar blindado com a preciosa Palavra de Deus para ser protegido do pecado.
Luz e Paz
3.Luz: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos” (Salmos 119:105). Voltamos no tempo em uma época que não existia iluminação pública. Onde andar pelas ruas durante a noite era escuridão total. Espiritualmente o mundo anda em trevas e longe de Deus. Mas a palavra de Deus é luz que ilumina nosso caminho passo a passo até o alvorecer de um novo dia (1 Pedro 1:19).
4.Paz: “Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço” (Salmos 119:165). Onde há pecado existe perturbação. Mas a verdadeira paz chega naqueles que seus pecados foram perdoados e receberam da maravilhosa graça de Deus e vivem na obediência da palavra. Para eles não há tropeço. Apesar dos obstáculos no caminho da espiritualidade se seguram na Palavra e o obra de Jesus.
Ensinamentos práticos para ser Bem Aventurado
Uma Vida Separada
O mundo contém uma mistura de certo e errado, de bem ou mal. Portanto o crente deve tomar cuidado para distinguir as situações que lhe são apresentadas.
- Não seguir os conselhos dos ímpios;
- Nem andar na prática de atividades dos pecadores;
- Ter o cuidado de associar seus pensamentos e práticas com escarnecedores;
- Ser constante na meditação da Palavra, pois é através dela que Deus dá a capacidade de distinguir o bem e o mal.
Seja árvore de Deus
Ser plantados em correntes de águas é garantir constante suprimento de umidade. Ilustra a vida do homem cheio do Espirito Santo de Deus (João 7:38). Assim o homem bem aventurado é como uma árvore sempre frutífera, cujos seus galhos proporcionam sombra e crescem com chuva e sol. Por isso Jesus nos plantou perto de rios do Espírito onde floresceremos eternamente para Glória de Deus.
A Paz através da Obediência
“Grande paz tem os que amam a tua lei”. Jesus disse: “deixo vos a paz, a minha paz vos dou” (João 14:27). A paz do mundo é passageira, mas a paz de Jesus é eterna. Pois não estar ancorada em coisas materiais e pessoas falhas. Mas está fundamentada em Deus.
Como você já deve ter notado o homem bem aventurado é aquele que possui o Fruto do Espírito.
Conclusão
O mundo possui muitas forças e influências que arrastam o homem para o pecado. Entretanto, são poucos os que inspiram a santificação. A Palavra de Jesus é o seu guia pois, ele é o exemplo perfeito que agrada a Deus.
Post – Como ser Bem Aventurado: Salmos 1 e 119
Tags – Bem aventurado, Feliz, Salmos 1, Salmos 119
Post Relacionado – Fruto do Espírito e os 9 atributos que transformarão sua vida
RECOMENDAÇÃO ESPECIAL
Você quer um curso Completo em Teologia com professores altamente qualificados [mestres e doutores] para se tornar um teólogo e compreender melhor a Palavra de Deus para exercer o ministério com autoridade e sem ter do que se envergonhar?
Se quer, então eu tenho um algo sensacional para te apresentar.
No Curso Formação em Teologia você estuda do conforto de sua casa e tem acesso ilimitado a [vídeos, áudios, apostilas, fóruns, suporte 24 horas com professores] e o melhor após formado receba [Diploma + Histórico + Credencial Teológica]
Sobre o Autor
2 Comentários
Faltou a irmã dar os créditos a Reverendo Myer Pearlman, que escreveu esse texto.
A paz do Senhor meu irmão. Este artigo é o único artigo do blog que não foi escrito por mim. Tem o nome do autor no início do artigo. Não conheço o Reverendo Myer Pearlman, mas vou procurar descobrir de onde o texto foi extraído para dar os créditos. Inclusive se o irmão tiver essa informação já me adianta.
É comum a troca de conteúdos, artigos e links entre blogueiros e youtubers. Só que eu esperava receber um texto original como os demais que tem aqui.
Peço perdão pela minha falha em desconhecer o fato.