INTRODUÇÃO

Os Relacionamentos tóxicos podem destruir sua vida espiritual, emocional e financeira. Enquanto relacionamentos saudáveis são  fonte de infinitas bênçãos.

Como saber que tipo de relacionamento você vive, e se você está sendo tóxico para a vida de alguém?

Te convido a analisar sua vida.

Identifique os Relacionamentos Tóxicos

Tente identificar um desses três tipos de relacionamentos tóxicos: os negativos, os controladores, e os tentadores. Possivelmente, se você é uma pessoa adulta já teve que conviver com esses três tipos.

Ou talvez você já agido de uma dessas formas com alguém.

Se você é o tipo de pessoa que está ferida o tempo todo, não pode ajudar outras pessoas feridas.

Você é uma pessoa que também precisa de ajuda, pois precisa de tratamento.

Mas caso você faça o que é preciso biblicamente para gerenciar relacionamentos tóxicos, então talvez você seja forte para compartilhar o amor de Deus com as pessoas que precisam conhecê-Lo.

Você precisa se esforçar muito para gerenciar relacionamentos tóxicos, e mais ainda para ter certeza de que a pessoa tóxica não é você.

Em Mateus 16, Jesus nos mostra como gerenciar relacionamentos tóxicos quando estabelece limites saudáveis na sua amizade com Pedro.

Pode ser necessário dizer a outra pessoa que você não aceita que lhe falem de determinada maneira ou que não está gostando do tratamento.

Você não tem que ir para um lugar que sabe que não é adequado para agradar ninguém.

Não se deixem enganar: “as más companhias corrompem os bons costumes”. 1 Coríntios 15:33

É importante ensinar esses princípios aos seus filhos desde pequenos e uma boa maneira de fazê-lo é durante a realização de cultos domésticos.

Relacionamentos Tóxicos gostam de Fofoca

Estabeleça Limites em seus Relacionamentos

Pessoas controladoras podem levá-lo a fazer coisas que são contra a sua vontade ou mesmo o seu caráter.

Então não se engane, pois se você deixar isso irá acontecer.

Você precisa ser você e não quem os outros querem que você seja. Não se deixe levar pelo grupo  para ser aceito.

Faça como a Palavra de Deus diz e não seja enganado e desviado por relacionamentos tóxicos. Mais importante ainda, não seja tóxico para os outros, porque você vai desviá-los.

Vasculhe seus pensamentos. Você precisa estabelecer limites saudáveis para seus relacionamentos. Defina seus limites de acordo com seu caráter.

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmos 1:1

Aquele amigo(a) que quer te levar para a balada, te oferece drogas ou lhe apresenta somente para garotas ou rapazes do mundo está te levando a ruína.

Você consegue dizer não para ele e ainda assim falar do amor de Deus, ou ele lhe impõe as vontades dele e não quer lhe escutar?

Rompendo Relacionamentos Tóxicos

Rompendo Relacionamentos Tóxicos

Não é fácil, mas esse tipo de relacionamento pode crescer de uma maneira muito perigosa onde a melhor opção é realmente terminá-lo.

Se seus limites não forem respeitados você deve terminá-los sem exitar.

E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 2 Coríntios 6:15

A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que romperam seus relacionamentos tóxicos, tal como José e a esposa de Potifar em Gênesis 39.

José fugiu da aparência do mal e pagou um preço por isso. Fui parar na prisão, mas era isso ou negar sua fé.

As pessoas certas o ajudarão a se aproximar ainda mais de Cristo, enquanto pessoas erradas podem prejudicar a sua alma. Podem destruir seus relacionamentos. Podem te levar a cair em tentações, arrastá-lo para o fundo do poço.

Relacionamentos tóxicos podem facilmente levá-lo para longe do melhor de Deus para sua vida. Como aconteceu com Sansão e Acabe.

Relacionamentos Tóxicos são Destrutivos

Relacionamentos Bíblicos Tóxicos

Sansão teve vários relacionamentos tóxicos, pois sempre se envolveu com mulheres que não pertenciam ao povo de Israel, porém o mais destruidor foi Dalila

Um juiz de Israel, com voto de Nazireado (separado para o Senhor), nascido e chamado para livrar o povo de Israel dos Filisteus acabou escravo deles. Servindo de “bobo da corte”.

O diabo usa certos tipos de relacionamentos para enganar e iludir pessoas.

E sucedeu que, alegrando-se-lhes o coração, disseram: Chamai a Sansão, para que brinque diante de nós.E chamaram a Sansão do cárcere, que brincava diante deles, e fizeram-no estar em pé entre as colunas. Juízes 16:25 

Acabe reinou sobre Israel durante vinte dois anos e fez o que era mal aos olhos do Senhor. Segundo a Bíblia, sua esposa Jezabel foi grande responsável por isso. Por causa da sua má influência ele foi pior do que todos os outros que vieram antes dele.

Jezabel servia a Baal e a Aserá e mandava perseguir e matar os profetas do Senhor. Ela era uma mulher dominadora, manipuladora e muito perversa.

Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor; porque Jezabel, sua mulher, o incitava. 1 Reis 21:25

E sucedeu que, vendo Jorão a Jeú, disse: Há paz, Jeú? E disse ele: Que paz, enquanto as prostituições da tua mãe Jezabel e as suas feitiçarias são tantas? 2 Reis 9:22

Decida se as pessoas em sua vida serão uma benção espiritual, ou sua pior maldição.

Relacionamentos Abençoados

Relacionamentos Bíblicos Abençoados

Você precisa de Rutes e Jônatas em sua vida.

A Moabita Rute não abandonou sua sogra Noemi após perder seu sogro e seu esposo. Pelo contrário, ela foi com Noemi para uma terra estranha, seguiu os seus costumes e providenciou sustento para as duas.

Então o Senhor agradou-se de sua atitude e a abençoou.

Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Rute 1:16

Jônatas nutriu por Davi uma amizade muito sincera, então o protegeu de Saul, quando este o perseguia para matar e fez um trato para que Davi conseguisse fugir.

E, chegando o moço ao lugar da flecha que Jônatas tinha atirado, gritou Jônatas atrás do moço, e disse: Não está porventura a flecha mais para lá de ti? 1 Samuel 20:37

Grato. Davi muitos anos depois mandou poupar Mefibosete, pois era filho de Jônatas, apesar de ser o único descendente vivo de Saul. O Rei mandou restitui-lhe todas as suas terras e ainda deu ordem para que ele comesse a mesa com o rei por todos os dias de sua vida.

Percebe a diferença?

CONCLUSÃO

Os relacionamentos tóxicos são como parasitas, pois sugam toda sua energia, todo seu vigor e toda sua fé.

Mas você também precisa tomar cuidado para não ser o parasita e estar destruindo a vida de ninguém.

Relacionamentos saudáveis sempre serão uma bênção para as duas pessoas e também para quem está próximo a elas, pois ele será confirmado por Deus.

PROTEJA SEU CASAMENTO E SUA FAMÍLIA

Existem estruturas em nós e em nosso casamento que Deus quer literalmente arrancar, derrubar, destruir e arruinar para que Ele possa edificar e plantar aquilo que vem dEle e que resultará em casamentos plenos e famílias saudáveis.

Descubra agora o caminho, para que Deus possa agir em sua vida e da sua família

O que achou desse artigo?

Clique nas estrelas para avaliar!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Início » Relacionamentos Tóxicos

Sobre o Autor

Edite Meirelles
Edite Meirelles

Formada em Matemática pela UERJ, pós graduada em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática pela UFF. Minha primeira sala de aula foi lecionando para adolescentes na EBD, mas atualmente leciono apenas Matemática pela Rede Pública de Ensino. Criei a Bíblia Compartilhada para compartilhar a Palavra de Deus com você, que como eu quer aprender mais sobre Deus.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.